Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72675

TítuloHidroquímica e qualidade da água, estudo de variações sazonais: o caso do furo FST-924, concelho de São Domingos
Autor(es)Gonçalves, Nemias
Valente, Teresa Maria Fernandes
Pamplona, J.
Palavras-chaveHidroquímica
Abastecimento da água
Análise estatística
Salinização
Data2020
EditoraUniversidade do Minho
CitaçãoGonçalves N, Valente T, Pamplona J, 2020. Hidroquímica e qualidade da água, estudo de variações sazonais – o caso do furo FST – 924, concelho de São Domingos. Painel das Jornadas do ICT 2020, 13 e 14 de fevereiro de 2020, Universidade do Minho, Braga.
Resumo(s)O Concelho de São Domingos situa-se na parte sudeste da ilha de Santiago, entre os paralelos 14° 57 ́ e 15 05 ́ de latitude norte e 23° 26 ́ e 23° 38 ́de longitude oeste de Greenwich. A maior problemática que tem assolado o concelho nos últimos anos tem sido a deficiente distribuição da água à população, que levou as autoridades municipais, nos anos 2014 e 2015, a explorarem o furo com a denominação oficial FST 924. Esse furo possui uma profundidade de 50 metros extraindo água dos aluviões e basaltos, que atualmente é usada para consumo humano e rega. Foi feita uma monitorização semanal durante 3 meses para avaliar a qualidade da água para os dois fins (irrigação e consumo humano), desse ponto de amostragem. O presente trabalho apresenta o resultado desta monitorização e uma análise temporal, considerando os parâmetros definidores do comportamento hidroquímico e da qualidade ambiental. Os resultados obtidos evidenciam o caracter alcalino da água, com valores de pH entre 7.14 e 7.55 e alcalinidade que varia entre 339.5 e 457.5 mg/L CaCO3. A condutividade elétrica oscila entre 1116 e 1660 μ S/cm. De uma maneira geral as concentrações dos vários parâmetros são relativamente constantes ao longo do tempo. O cloreto e o sódio constituem as exceções com alguma variação. O tratamento estatístico, nomeadamente através de classificação hierárquica e análise fatorial, põe em destaque as correlações entre os vários parâmetros, evidenciando vetores que explicam os processos controladores da qualidade da água, nomeadamente o efeito de salinização.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72675
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CCT - Comunicações/Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Goncalves_et_alia_POSTER_2_ICT_2020.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID