Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7254

TitleEfeitos prejudiciais na saúde humana derivados por ingestão de nitratos na zona vulnerável nº1 (freguesias: Apúlia, Fão) e na zona não vulnerável (freguesias: Fonte Boa, Gandra, Gemeses, Rio Tinto)
Author(s)Vale, Bruno da Costa do
Haie, Naim
KeywordsNitratos
Zona
Vulnerável
Efeitos
Saúde
Issue date2006
CitationCONGRESSO DA ÁGUA, 8, Figueira da Foz, Portugal, 2006 – “8º Congresso da água : actas”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, 2006].
Abstract(s)Inserido na área Hidráulica e Ambiente, este trabalho foi desenvolvido nas freguesias de Apúlia e Fão (pertencentes à Zona Vulnerável n.º 1) e nas freguesias de Fonte Boa, Gandra, Gemeses e Rio Tinto. Teve como objectivos recolher dados relativos à evolução de doenças que poderão ter origem na ingestão de nitratos em excesso, o número de doenças por freguesia, avaliar a percepção das populações da gravidade do problema e retirar as devidas conclusões acerca dos efeitos dos nitratos nestas populações. Após uma pesquisa bibliográfica foi feita a recolha desses dados na Delegação de Saúde Pública do Centro de Esposende e chegou-se à conclusão que os dados obtidos não revelavam a existência de qualquer relação obvia entre a ingestão de nitratos na área de estudo e a saúde dessas populações. Conclui-se também que o período a que estes registos se reportam era muito curto (apenas 4 anos), sugerindo-se, que deverão ser recolhidos dados relativos a um período maior e que estes sejam comparados com outros dados possivelmente existentes relativos a zonas do país não afectados por nitratos. Visto que provavelmente a maior parte da ingestão diária de nitratos provém dos vegetais, recomenda-se também a realização de um estudo para a avaliação do nível de contaminação dos produtos hortícolas produzidos na zona.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7254
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CEC-HID - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
F21-EFEITOS PREJUDICIAIS NA SAÚDE HUMANA.pdfartigo186,51 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis