Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72213
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frazão, Cristina Maria Vieira | por |
dc.contributor.author | Barros, Joaquim A. O. | por |
dc.contributor.author | Bogas, José A. | por |
dc.contributor.author | Pilakoutas, Kypros | por |
dc.date.accessioned | 2021-04-21T15:13:13Z | - |
dc.date.available | 2021-04-21T15:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/72213 | - |
dc.description.abstract | As fibras de aço provenientes da indústria da reciclagem de pneus possuem elevada potencialidade no reforço efetivo do betão, especialmente ao nível do seu comportamento à tração e resistência ao impacto. Neste sentido, o betão reforçado com fibras de aço recicladas (BRFAR) constitui uma solução ambientalmente mais sustentável na produção de blocos de elevada eficiência e durabilidade para a construção de quebra-mares para proteção costeira. Em ambiente marítimo, a possibilidade de corrosão induzida por cloretos das fibras de aço recicladas é um dos principais mecanismos de deterioração do BRFAR que requer especial atenção. No entanto, a investigação neste domínio ainda é escassa contribuindo para uma filosofia conservadora de utilização do BRFAR que compromete a sua competitividade económica. Com o intuito de avaliar a suscetibilidade à corrosão do BRFAR, no presente trabalho desenvolveuse um programa experimental de caracterização da resistência à corrosão das fibras de aço recicladas por intermédio de técnicas eletroquímicas. A influência da corrosão no comportamento pós-fendilhação do BRFAR foi avaliada através de ensaios de tração por compressão diametral realizados em provetes previamente sujeitos a corrosão, por exposição a um ambiente agressivo de cloretos. As fibras recicladas utilizadas neste trabalho possuem pequenos detritos de borracha aderidos à sua superfície. Utilizando dois métodos distintos de remoção destes detritos foi avaliada a influência quer dos métodos aplicados, como da presença dos detritos na resistência das fibras à corrosão. Os resultados revelaram uma ligeira diminuição da resistência pós-fendilhação nos provetes de BRFAR submetidos a imersão de cloretos. Verificou-se ainda que os detritos de borracha aderidos à superfície das fibras recicladas tiveram um efeito desprezável na resistência à corrosão do BRFAR. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto InOlicTower, PTDC/ECM-EST/2635/2014. Um especial agradecimento à empresa Twincon pelo fornecimento das fibras de aço recicladas e à empresa CiviTest pelo apoio na produção do BRFAR. O primeiro autor agradece a bolsa de doutoramento PD/BD/113638/2015 concedida pela FCT. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | PTDC/ECM-EST/2635/2014 | por |
dc.relation | PD/BD/113638/2015 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Fibras de aço recicladas | por |
dc.subject | BRFAR | por |
dc.subject | Corrosão | por |
dc.subject | Detritos de borracha | por |
dc.subject | Tração por compressão diametral | por |
dc.title | Estudo experimental da suscetibilidade à corrosão do betão reforçado com fibras de aço recicladas | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 14 - 16 Fev. 2018 | por |
sdum.event.title | 3rd Luso-Brazilian Congress on Sustainable Building Materials (CLB-MCS 2018) | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 12 | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | por |
sdum.conferencePublication | Proceedings of the 3rd Luso-Brazilian Congress on Sustainable Building Materials (CLB-MCS 2018) | por |
oaire.version | AM | por |
Aparece nas coleções: | ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NC_160.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |