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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrazão, Cristina Maria Vieirapor
dc.contributor.authorBarros, Joaquim A. O.por
dc.contributor.authorBogas, José A.por
dc.contributor.authorPilakoutas, Kyprospor
dc.date.accessioned2021-04-21T15:13:13Z-
dc.date.available2021-04-21T15:13:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72213-
dc.description.abstractAs fibras de aço provenientes da indústria da reciclagem de pneus possuem elevada potencialidade no reforço efetivo do betão, especialmente ao nível do seu comportamento à tração e resistência ao impacto. Neste sentido, o betão reforçado com fibras de aço recicladas (BRFAR) constitui uma solução ambientalmente mais sustentável na produção de blocos de elevada eficiência e durabilidade para a construção de quebra-mares para proteção costeira. Em ambiente marítimo, a possibilidade de corrosão induzida por cloretos das fibras de aço recicladas é um dos principais mecanismos de deterioração do BRFAR que requer especial atenção. No entanto, a investigação neste domínio ainda é escassa contribuindo para uma filosofia conservadora de utilização do BRFAR que compromete a sua competitividade económica. Com o intuito de avaliar a suscetibilidade à corrosão do BRFAR, no presente trabalho desenvolveuse um programa experimental de caracterização da resistência à corrosão das fibras de aço recicladas por intermédio de técnicas eletroquímicas. A influência da corrosão no comportamento pós-fendilhação do BRFAR foi avaliada através de ensaios de tração por compressão diametral realizados em provetes previamente sujeitos a corrosão, por exposição a um ambiente agressivo de cloretos. As fibras recicladas utilizadas neste trabalho possuem pequenos detritos de borracha aderidos à sua superfície. Utilizando dois métodos distintos de remoção destes detritos foi avaliada a influência quer dos métodos aplicados, como da presença dos detritos na resistência das fibras à corrosão. Os resultados revelaram uma ligeira diminuição da resistência pós-fendilhação nos provetes de BRFAR submetidos a imersão de cloretos. Verificou-se ainda que os detritos de borracha aderidos à superfície das fibras recicladas tiveram um efeito desprezável na resistência à corrosão do BRFAR.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto InOlicTower, PTDC/ECM-EST/2635/2014. Um especial agradecimento à empresa Twincon pelo fornecimento das fibras de aço recicladas e à empresa CiviTest pelo apoio na produção do BRFAR. O primeiro autor agradece a bolsa de doutoramento PD/BD/113638/2015 concedida pela FCT.por
dc.language.isoporpor
dc.relationPTDC/ECM-EST/2635/2014por
dc.relationPD/BD/113638/2015por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFibras de aço recicladaspor
dc.subjectBRFARpor
dc.subjectCorrosãopor
dc.subjectDetritos de borrachapor
dc.subjectTração por compressão diametralpor
dc.titleEstudo experimental da suscetibilidade à corrosão do betão reforçado com fibras de aço recicladaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate14 - 16 Fev. 2018por
sdum.event.title3rd Luso-Brazilian Congress on Sustainable Building Materials (CLB-MCS 2018)por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationConferencePlaceCoimbra, Portugalpor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
sdum.conferencePublicationProceedings of the 3rd Luso-Brazilian Congress on Sustainable Building Materials (CLB-MCS 2018)por
oaire.versionAMpor
Aparece nas coleções:ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais

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