Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72093
Título: | A educação em Angola e os postulados da UNESCO: uma reflexão crítica do ensino primário em Angola |
Outro(s) título(s): | Education in Angola in the light of UNESCO's postulates: a critical reflection of primary education in Angola |
Autor(es): | Isata, Benvinda António da Silva |
Orientador(es): | Carvalhais, Isabel Maria Estrada Fernandes, Sandra |
Palavras-chave: | Angola Educação Política UNESCO Education Politics |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Esta dissertação tem como tema: A Educação em Angola à luz dos postulados da UNESCO:
uma reflexão crítica do ensino primário em Angola. O sistema de educação em qualquer parte do
mundo obedece uma estrutura politica, que culmina com os ideias do Estado e as orientações ou
convenções internacionais, por formas a atingir uma educação mais justa, solidaria e digna para todos
os indivíduos.
Tendo em conta os objetivos previstos a alcançar, a metodologia adotada, e os instrumentos
aplicado na recolha da análise e interpretação dos resultados sobre a educação em Angola à luz dos
postulados da UNESCO, concluímos o seguinte:
O nível de implementação da política de educação em Angola é médio. Apesar dos esforços
feitos pelo Governo, pelo Ministério da Educação, gestores escolares e professores, múltiplos aspetos
no processo educativo precisam ainda de ser melhorados, tais como, o elevado número de alunos por
turma, a falta de agregação pedagógica dos professores, as políticas salariais dos professores, a
construção de mais infraestruturas escolares, no sentido de melhorar a qualidade de ensino que
resulta no desempenho escolar das crianças e jovens que frequentam as Escolas do Ensino Geral
públicas e privadas. A educação primária ainda não atende aos postulados da UNESCO, devido a
insuficiência na qualidade do sistema de ensino, sobretudo na garantia do direito àeducação para
todos os cidadãos independentemente da raça, género, etnia ou mesmo preferência partidária, fazendo
com que não se cumpra com os postulados da UNESCO. As políticas educativas implementadas pelo
governo angolano contempla e salvaguarda alguns direitos e deveres fundamentais da criança, mas a
materialização desse direito é deficiente na realidade educativa por motivos de vária ordem. As políticas
educativas implementadas pelo Governo angolano pouco contribuem pois para o combate àpobreza e a
fome extrema que se regista no país. This dissertation has as its theme: Education in Angola in the light of UNESCO's postulates. The education system in any part of the world follows a political structure, which culminates in the ideas of the State and international guidelines or conventions, in order to achieve a more just and dignified education for all individuals. Taking into account the expected objectives to be achieved, the methodology adopted, and the instruments applied on the analysis collecting and interpretation of results on Angola’s education in the light of UNESCO's postulates, we conclude the following: The level of implementation of education policy in Angola is medium. Despite the efforts made by the Government, the Ministry of Education, school managers and teachers, there are multiple aspects in the educational process still needing to be improved, such as the high number of students per class, the lack of pedagogical aggregation of teachers, the salary policies of teachers, the construction of more school infrastructures, in order to improve the quality of teaching that results in the school performance of children and young people who attend public and private schools. Primary education does not meet yet the UNESCO's postulates, due to the insufficiency in the quality of the education system, especially in guaranteeing the right to education for all citizens regardless of race, gender, ethnicity or even party preferences, due to various reasons. UNESCO postulates. The educational policies implemented by the Angolan government contemplate and safeguard some fundamental rights and duties of the child, but the materialization of this right is deficient in the educational reality for reasons of varying order. The educational policies implemented by the Angolan Government do little to combat poverty and extreme hunger in the country. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciência Política |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/72093 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Benvinda António da Silva Isata.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons