Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72093

TítuloA educação em Angola e os postulados da UNESCO: uma reflexão crítica do ensino primário em Angola
Outro(s) título(s)Education in Angola in the light of UNESCO's postulates: a critical reflection of primary education in Angola
Autor(es)Isata, Benvinda António da Silva
Orientador(es)Carvalhais, Isabel Maria Estrada
Fernandes, Sandra
Palavras-chaveAngola
Educação
Política
UNESCO
Education
Politics
Data2020
Resumo(s)Esta dissertação tem como tema: A Educação em Angola à luz dos postulados da UNESCO: uma reflexão crítica do ensino primário em Angola. O sistema de educação em qualquer parte do mundo obedece uma estrutura politica, que culmina com os ideias do Estado e as orientações ou convenções internacionais, por formas a atingir uma educação mais justa, solidaria e digna para todos os indivíduos. Tendo em conta os objetivos previstos a alcançar, a metodologia adotada, e os instrumentos aplicado na recolha da análise e interpretação dos resultados sobre a educação em Angola à luz dos postulados da UNESCO, concluímos o seguinte: O nível de implementação da política de educação em Angola é médio. Apesar dos esforços feitos pelo Governo, pelo Ministério da Educação, gestores escolares e professores, múltiplos aspetos no processo educativo precisam ainda de ser melhorados, tais como, o elevado número de alunos por turma, a falta de agregação pedagógica dos professores, as políticas salariais dos professores, a construção de mais infraestruturas escolares, no sentido de melhorar a qualidade de ensino que resulta no desempenho escolar das crianças e jovens que frequentam as Escolas do Ensino Geral públicas e privadas. A educação primária ainda não atende aos postulados da UNESCO, devido a insuficiência na qualidade do sistema de ensino, sobretudo na garantia do direito àeducação para todos os cidadãos independentemente da raça, género, etnia ou mesmo preferência partidária, fazendo com que não se cumpra com os postulados da UNESCO. As políticas educativas implementadas pelo governo angolano contempla e salvaguarda alguns direitos e deveres fundamentais da criança, mas a materialização desse direito é deficiente na realidade educativa por motivos de vária ordem. As políticas educativas implementadas pelo Governo angolano pouco contribuem pois para o combate àpobreza e a fome extrema que se regista no país.
This dissertation has as its theme: Education in Angola in the light of UNESCO's postulates. The education system in any part of the world follows a political structure, which culminates in the ideas of the State and international guidelines or conventions, in order to achieve a more just and dignified education for all individuals. Taking into account the expected objectives to be achieved, the methodology adopted, and the instruments applied on the analysis collecting and interpretation of results on Angola’s education in the light of UNESCO's postulates, we conclude the following: The level of implementation of education policy in Angola is medium. Despite the efforts made by the Government, the Ministry of Education, school managers and teachers, there are multiple aspects in the educational process still needing to be improved, such as the high number of students per class, the lack of pedagogical aggregation of teachers, the salary policies of teachers, the construction of more school infrastructures, in order to improve the quality of teaching that results in the school performance of children and young people who attend public and private schools. Primary education does not meet yet the UNESCO's postulates, due to the insufficiency in the quality of the education system, especially in guaranteeing the right to education for all citizens regardless of race, gender, ethnicity or even party preferences, due to various reasons. UNESCO postulates. The educational policies implemented by the Angolan government contemplate and safeguard some fundamental rights and duties of the child, but the materialization of this right is deficient in the educational reality for reasons of varying order. The educational policies implemented by the Angolan Government do little to combat poverty and extreme hunger in the country.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciência Política
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72093
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Benvinda António da Silva Isata.pdf2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID