Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72023
Título: | Gestão de benefícios no contexto da gestão de projetos de tecnologias e sistemas de informação |
Outro(s) título(s): | Benefits management in the context of technology and information systems project management |
Autor(es): | Bernardo, Luís Filipe Pereira |
Orientador(es): | Varajão, João Engrácia, Pedro |
Palavras-chave: | Gestão de benefícios Gestão de projetos Projetos de tecnologias e sistemas de informação Sucesso Benefits management Project management Technology and information systems projects Success |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O sucesso dos projetos é um tema central no seio das organizações, principalmente devido aos elevados
investimentos envolvidos, à necessidade de obtenção de rendimento, bem como à importância que tem
para a sua evolução. A adoção de medidas que propiciem e aumentem a probabilidade de sucesso de
um projeto ganhou, assim, grande importância nos últimos anos.
A gestão de projetos pode ser definida como a aplicação de conhecimento, competências, ferramentas
e técnicas a atividades de um projeto, com o objetivo de concretizar os objetivos definidos. Por outro
lado, a gestão de benefícios é uma forma de gestão que tem por objetivo fazer com que os benefícios
que podem derivar da utilização de tecnologias e sistemas de informação se concretizem efetivamente.
A articulação da gestão de benefícios e da gestão de projetos pode ser determinante para potenciar o
sucesso dos projetos, satisfazendo as reais necessidades a eles subjacentes. No entanto, tanto quanto
é do nosso conhecimento, não existem propostas na literatura que façam essa ligação.
Este trabalho visa colmatar essa lacuna através da proposta de um modelo que faz a articulação da
gestão de benefícios e da gestão de projetos, resultando de um processo de investigação definido
seguindo as orientações da Design Science Research.
Depois de analisada a literatura sobre a problemática identificada, assim como algumas das principais
referências da gestão de projetos e da gestão de benefícios, foram identificadas três premissas para um
modelo de integração de ambas: gestão global; gestão contínua; orientação para o sucesso. Gestão
global, que permita o alinhamento entre os objetivos estratégicos e os benefícios a realizar. Gestão
contínua, pois a execução de um projeto para a realização de um benefício pode dar origem a benefícios
adicionais, ou seja, a novos investimentos, projetos e benefícios. Orientação para o sucesso, pois deve
haver processos específicos de gestão de sucesso, como forma de potenciar a probabilidade de sucesso
dos projetos. A project’s success is a key concern within organisations, mainly due to the substantial investments involved, as well as the importance it has for the evolution of organisations. The adoption of measures that provide and increase the probability of success of a project has thus gained major importance in recent years. Project management can be defined as the application of knowledge, skills, tools and techniques to the activities of a project, with the aim of achieving the agreed objectives. On the other hand, benefits management is a management approach that aims to effectively realise the potential benefits that can arise from the use of technologies and information systems. The articulation of benefits management and project management can be determinant to enhance the success of projects, satisfying the real needs underlying them. However, to the best of our knowledge, there are no proposals in the literature that establish this link. This work aims to fill this gap through the proposal of a model that articulates benefits management and project management, resulting from a research process that follows the guidelines of Design Science Research. After reviewing the literature on the identified problem, as well as some of the main references in project management and benefit management, three premises were identified for a model of integration between both: global management; continuous management; success orientation. Global management, allowing the alignment between the strategic objectives and the benefits to be achieved. Continuous management, because the execution of a project to realize a benefit can result in additional benefits, that is, new investments, projects and benefits. Success oriented, as there are needed specific success management processes to enhance the probability of project success. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/72023 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Luís Bernardo.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons