Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7195

TítuloProposta de indicadores para suporte à decisão em gerência de vias não pavimentadas
Autor(es)Viviani, E.
Ramos, Rui A. R.
Data2006
CitaçãoMENDES, José Fernandes Gomes [et al.], ed. - "PLURIS 2006 : anais do 2º Congresso Luso-Brasileiro de Planeamento Urbano Regional Integrado Sustentável, Braga, 2006" [CD-ROM]. [S.l. : s.n., 2006]. ISBN 85-85205-67-9.
Resumo(s)Tem sido amplamente abordada pela bibliografia especializada a importância das vias rurais não pavimentadas no âmbito socioeconômico dos países em desenvolvimento, caso do Brasil, em que representam cerca de 90% do total viário do País. Por outro lado, a tecnologia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com possibilidade de aplicação direta no gerenciamento deste tipo de vias, é um potencial a explorar em função de suas amplas possibilidades de recursos na manipulação de dados georreferenciados e análises espaciais, com especial enfoque às potencialidades de auxílio às tomadas de decisão. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma discussão acerca dos principais critérios a serem abordados e uma proposta de indicadores como subsídio à gerência de vias não pavimentadas, enfocados então sob os aspectos técnicos, ambientais, sociais e econômicos. A utilização dos indicadores apresentados permitirá avaliar a adequabilidade dos aspectos propostos, além de fornecer embasamento para a geração de outras estruturações de indicadores.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7195
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ramos-CN-4-2006-PROPOSTA DE INDICADORES PARA SUPORTE.pdfprograma+artigo319,78 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID