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https://hdl.handle.net/1822/71926
Título: | Análise de situações de canibalização de produtos em sistemas de retalho |
Outro(s) título(s): | Situation analysis of product cannibalization in retail systems |
Autor(es): | Belo, Orlando |
Palavras-chave: | Data mining techniques Negative association rules Positive association rules Product cannabilization Técnicas de mineração de dados Regras de associação negativas Regras de associação positivas Canibalização de produtos |
Data: | 2016 |
Editora: | Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI) |
Revista: | Atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação |
Resumo(s): | Neste trabalho procuramos avaliar o desempenho de dois algoritmos de mineração de dados orientados
especialmente para o estabelecimento de regras de associação positivas e negativas. Para isso utilizámos
um conjunto de dados de um retalhista, relativos às vendas realizadas durante um dado período. Os
resultados alcançados neste trabalho de análise e comparação revelou um grande potencial de aplicação
deste tipo de soluções no sector do retalho, bem como evidenciou que a utilização do conhecimento
adquirido com base num conjunto de regras de associação positivas e regras de associação negativas,
apesar da sua grande diferença, quando conjugado, constitui um grande fator de diferenciação em termos
de qualidade na personalização de clientes, apoiadas por relacionamentos entre produtos estabelecidas
numa venda. In this work we evaluate the performance of two data mining algorithms geared especially for the establishment of positive and negative association rules. For this we used a fairly comprehensive set of data from a retailer about the sales of products of a given period. The results achieved in this analysis and comparison work revealed a great potential for this type of solutions in the retail sector, where the use of knowledge acquired based on a set of positive association rules and negative association rules, despite its big difference, when combined is a major differentiating factor in terms of quality for customer personalization based on product relationships. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/71926 |
DOI: | 10.18803/capsi.v16.257-262 |
ISSN: | 2183-489X |
Versão da editora: | http://capsi.apsi.pt/index.php/capsi/article/view/492 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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