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TítuloAnálise de situações de canibalização de produtos em sistemas de retalho
Outro(s) título(s)Situation analysis of product cannibalization in retail systems
Autor(es)Belo, Orlando
Palavras-chaveData mining techniques
Negative association rules
Positive association rules
Product cannabilization
Técnicas de mineração de dados
Regras de associação negativas
Regras de associação positivas
Canibalização de produtos
Data2016
EditoraAssociação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
RevistaAtas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação
Resumo(s)Neste trabalho procuramos avaliar o desempenho de dois algoritmos de mineração de dados orientados especialmente para o estabelecimento de regras de associação positivas e negativas. Para isso utilizámos um conjunto de dados de um retalhista, relativos às vendas realizadas durante um dado período. Os resultados alcançados neste trabalho de análise e comparação revelou um grande potencial de aplicação deste tipo de soluções no sector do retalho, bem como evidenciou que a utilização do conhecimento adquirido com base num conjunto de regras de associação positivas e regras de associação negativas, apesar da sua grande diferença, quando conjugado, constitui um grande fator de diferenciação em termos de qualidade na personalização de clientes, apoiadas por relacionamentos entre produtos estabelecidas numa venda.
In this work we evaluate the performance of two data mining algorithms geared especially for the establishment of positive and negative association rules. For this we used a fairly comprehensive set of data from a retailer about the sales of products of a given period. The results achieved in this analysis and comparison work revealed a great potential for this type of solutions in the retail sector, where the use of knowledge acquired based on a set of positive association rules and negative association rules, despite its big difference, when combined is a major differentiating factor in terms of quality for customer personalization based on product relationships.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71926
DOI10.18803/capsi.v16.257-262
ISSN2183-489X
Versão da editorahttp://capsi.apsi.pt/index.php/capsi/article/view/492
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

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