Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7142
Título: | Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS |
Autor(es): | Carvalho, Ana Amélia Amorim |
Palavras-chave: | Internet Web 2.0 LMS Colaborativo Cooperativo Conectivismo Pesquisa Comunicação Moodle Aprender Colaboração Publicação online |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Revista: | Sísifo: Revista de Ciências da Educação |
Citação: | "Sísifo: revista de ciências da educação". ISSN 1649‑4990. 3 (2007) 25-40. |
Resumo(s): | O acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte. Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning. Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7142 |
ISSN: | 1649‑4990 |
Versão da editora: | http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=11&p=25 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sisifo03PT02.pdf | 165,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |