Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70985

TítuloIdentificação de fatores que influenciam o comportamento de peões em passadeiras
Autor(es)Pimenta, João Pedro Silvestre
Orientador(es)Freitas, E. F.
Costa, Jocilene Otília
Palavras-chaveSegurança rodoviária
Comportamento de peões
Passadeira
Modelação
Velocidade média do peão
Road safety
Pedestrians behaviour of
Crosswalk
Modelling
Average pedestrian speed
Data2018
Resumo(s)A segurança rodoviária desempenha um papel crucial no dia-a-dia de qualquer ser humano. Para promover a segurança de todos os utentes das estradas é necessária uma estratégia baseada em estudos que visam o trinómio utilizador-veículo-infraestrutura. Atualmente, o foco está nos utilizadores vulneráveis com o estudo dos comportamentos e a transformação de hábitos sociais, com o propósito de diminuir a elevada sinistralidade rodoviária, e consequentemente melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral das populações. No presente trabalho, pretende-se identificar os fatores que influenciam o comportamento de peões no atravessamento de passadeiras não semaforizadas e, em primeiro lugar, identificar e estabelecer um protocolo de extração desses fatores com base na análise de imagens. Para isso, foram selecionados dois locais, em Braga e Guimarães, onde foram feitas gravações de vídeo. Após a adaptação do programa de análise de imagens Traffic Inteligence, extraíram-se dados relativos a peões e veículos, tais como trajetórias e velocidades, a partir dos quais se estabeleceu uma base de dados. A identificação dos fatores que influenciam o comportamento dos peões foi feita a partir da modelação da velocidade média dos peões, tendo sido desenvolvidos 5 modelos que consideram 3 momentos de um atravessamento: antes, durante, e depois do atravessamento. Um modelo contempla estes 3 momentos, outro considera os momentos antes e durante, e os restantes modelos compreendem cada momento separadamente. Na calibração dos modelos foi aplicada a técnica das Equações de Estimação Generalizadas (EEG). Os resultados demonstraram que há um conjunto de variáveis que têm impacto na velocidade média do peão, tais como, a velocidade média do veículo, a idade do peão, entre outros. Estes resultados vão ser utilizados na parametrização e validação de cenários virtuais dedicados ao estudo do comportamento dos peões em atravessamento que no futuro serão usados para definir o risco dos peões em atravessamento.
Road safety plays a crucial role in day-to-day life activities. To promote the safety of all road users a strategy based on studies addressing the trinomial user-vehicle-infrastructure is needed. Currently, the focus is on vulnerable users with the study of the behaviours and the transformation of social habits, with the purpose of reducing the high number of fatalities on the road and consequently improving the quality of life and the general well-being of the populations. In the present work, it was intended to identify the factors that have influence on the behaviour of pedestrians crossing on non-signalized walkways and, firstly, to identify and establish a protocol of extraction of these factors based on image analysis. For this, two sites were selected, in Braga and Guimarães, where video recordings were made. After the adaption of the Traffic Intelligence image analysis program, pedestrian and vehicle data, such as trajectories and speeds, were extracted from which a database was established. The identification of the factors influencing the behaviour of pedestrians was based on the average speed of pedestrians modelling. Five models were developed considering 3 crossing moments: before, during, and after crossing. One model contemplates these three moments, another considers the moments before and during, and the other models treat each moment separately. In the calibration of the models, the Generalized Estimation Equations (EEG) technique was applied. The results showed that there is a set of variables that have an impact on the average pedestrian speed, such as the average vehicle speed, pedestrian age, among others. These results will be used in the parameterization and validation of virtual scenarios dedicated to the study of the behaviour of pedestrians when crossing that in the future will be used to define the risk of doing so.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Planeamento e Infraestruturas de Transporte)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70985
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEC - Dissertações de Mestrado

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