Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7056
Título: | A educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento |
Autor(es): | Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Sociedade do conhecimento Formação ao longo da vida Educação a distância E-learning M-learning |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Citação: | BARCA, A. [et al.], ed. lit. – “Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía : libro de actas”. A Coruña : Universidade, 2007. p. 613-623. |
Resumo(s): | Nesta comunicação vamos falar da importância da formação ao longo da vida, aspecto central no contexto de uma sociedade globalizada em que o conhecimento e a inovação tecnológica são fontes de riqueza, poder e acesso ao mercado de trabalho. As reacções just-in-time aos sinais dos tempos, impõem a troca do conceito de aprender, pelo de “aprender a aprender” e de “aprendizagem ao longo da vida” e o repensar da educação que terá de adoptar modelos mais flexíveis de formação a distância que tirem partido do potencial educativo da web. Nesse sentido vamos começar por analisar a importância da formação ao longo da vida com o uso das tecnologias de informação e comunicação; comentaremos ainda a importância que nestes novos cenários educativos assumem as modalidades de e-learning nomeadamente o b-learning e o m-learning que muito podem contribuir a formação num mundo em as pessoas tem cada vez menos tempo e cada vez mais necessidade de educação anytime e anywhere. Discutiremos ainda os conceitos de aprendizagem cooperativa e colaborativa, suas características e diferenças, e terminaremos equacionando cenários educativos que usam a web, não como uma simples tecnologia para o acesso e transmissão de informação, mas como um meio para a construção e transformação da informação em conhecimento. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7056 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |