Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70323

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedropor
dc.contributor.authorMartins, Joana Isabel Araújopor
dc.date.accessioned2021-02-17T14:42:52Z-
dc.date.available2021-02-17T14:42:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/70323-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractIndustrialization allows societies to be connected, promoting cultural exchanges between individuals from different cultural backgrounds. These exchanges create new and unprecedented multicultural environments, namely in educational settings. This exposes students’ to environments that appeal to their cultural and educational abilities simultaneously. However, there is limited research examining the relationships that exist between cultural factors and educational outcomes. The current study examined data provided by 509 undergraduates from Portuguese universities. Data analysis reported a relationship between cultural intelligence and perceived social competence on academic engagement, mediated by academic work adjustment. Our findings report the urgent need to promote cultural factors in higher education settings insight of enhancing educational outcomes like academic engagement. Psychoeducational implications derived from the present study are discussed.por
dc.description.abstractA industrialização permite a aproximação de sociedades, promovendo trocas culturais entre indivíduos que apresentam históricos culturais diferentes. Estas trocas criam ambientes multiculturais novos, nomeadamente na área da Educação. Este fenómeno expõe os estudantes a ambientes que apelam, simultaneamente, ás suas competências culturais e educacionais. No entanto, investigação sobre a relação entre fatores culturais e educacionais ainda é escassa. O presente estudo examinou dados referentes a 509 estudantes do ensino superior de universidades portuguesas. A análise de dados reportou uma relação entre a inteligência cultural e a competência social percebida sobre o envolvimento académico, mediado pelo ajustamento ao trabalho académico. Os nossos resultados reportam uma urgente necessidade de promover fatores culturais no ensino superior a fim de melhorar consequências educacionais, nomeadamente o envolvimento académico. As implicações psicoeducacionais derivadas do estudo são discutidas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCultural intelligencepor
dc.subjectAcademic engagementpor
dc.subjectAdjustmentpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectInteligência culturalpor
dc.subjectEnvolvimento acadêmicopor
dc.subjectAjustamentopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleCultural intelligence, individual adjustment, and school engagement: is there a connection?por
dc.title.alternativeInteligência cultural, ajustamento individual e envolvimento académico: há uma ligação?por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202579972por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Joana Martins.pdf754,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID