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TítuloO apoio institucional à migração massiva do ensino para o espaço digital em resposta à COVID-19
Autor(es)Costa, Manuel João
Palavras-chaveCOVID-19
Pandemia
Universidade do Minho
Data30-Nov-2020
EditoraUMinho Editora
CitaçãoCosta, M. J. (2020). O apoio institucional à migração massiva do ensino para o espaço digital em resposta à COVID-19. In Martins, M., Rodrigues, E., A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo II: (Re)Ações. UMinho Editora. DOI: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.24.7
Resumo(s)[Excerto] Ensinar e aprender, até bem recentemente, pressupunham interações face a face entre dois ou mais indivíduos num espaço físico partilhado. Independentemente do papel de cada indivíduo no processo, o de professor/a ou o de estudante, a imprescindibilidade do espaço físico era inquestionável. O espaço digital funcionava como um complemento do que acontecia presencialmente. Esta visão predominava na comunidade académica da Universidade do Minho nas vésperas da chegada da pandemia COVID-19. Subitamente, a 10 de março de 2020, os espaços físicos de ensino e aprendizagem da Universidade do Minho foram interditados e vários locais de aprendizagem em contexto profissional - empresas, instituições de ensino ou saúde, ou outras - foram encerrados. Imperava a necessidade de proteger a saúde na academia e de suster a propagação da pandemia COVID-19. Professores e estudantes não se poderiam encontrar no mesmo espaço físico de ensino, sendo inesperadamente forçados a migrar para o espaço digital. O desafio repentino lançado à Universidade de reaprender a ensinar sem os seus espaços físicos foi sentido por toda a academia. É agora consensual que a Universidade do Minho lidou adequadamente com as circunstâncias e foi bem-sucedida na forma como deu continuidade à sua missão formativa. Superando dificuldades sem precedentes, todos contribuíram para a agilidade com que a Universidade implementou mudanças profundas no seu ensino. Surgiram iniciativas para dotar os estudantes de dispositivos tecnológicos e para apoiar a migração digital das atividades dos estudantes e dos professores. Ensinar e aprender passaram a realizar-se com mediação tecnológica, com cada professor e cada estudante em espaços físicos distintos. Em duas semanas, foi migrada para o espaço digital a generalidade das atividades letivas que as circunstâncias permitiam manter em funcionamento. [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70233
e-ISBN978-989-8974-28-0
DOI10.21814/uminho.ed.24.7
Versão da editorahttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/26
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ICVS - Livros e capítulos de Livros / Books and book chapters
UMinho Editora - A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo II: (Re)Ações

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