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https://hdl.handle.net/1822/70233
Título: | O apoio institucional à migração massiva do ensino para o espaço digital em resposta à COVID-19 |
Autor(es): | Costa, Manuel João |
Palavras-chave: | COVID-19 Pandemia Universidade do Minho |
Data: | 30-Nov-2020 |
Editora: | UMinho Editora |
Citação: | Costa, M. J. (2020). O apoio institucional à migração massiva do ensino para o espaço digital em resposta à COVID-19. In Martins, M., Rodrigues, E., A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo II: (Re)Ações. UMinho Editora. DOI: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.24.7 |
Resumo(s): | [Excerto] Ensinar e aprender, até bem recentemente, pressupunham interações face a face entre dois ou mais indivíduos num espaço físico partilhado. Independentemente do papel de cada indivíduo no processo, o de professor/a ou o de estudante, a imprescindibilidade do espaço físico era inquestionável. O espaço digital funcionava como um complemento do que acontecia presencialmente. Esta visão predominava na comunidade académica da Universidade do Minho nas vésperas da chegada da pandemia COVID-19. Subitamente, a 10 de março de 2020, os espaços físicos de ensino e aprendizagem da Universidade do Minho foram interditados e vários locais de aprendizagem em contexto profissional - empresas, instituições de ensino ou saúde, ou outras - foram encerrados. Imperava a necessidade de proteger a saúde na academia e de suster a propagação da pandemia COVID-19. Professores e estudantes não se poderiam encontrar no mesmo espaço físico de ensino, sendo inesperadamente forçados a migrar para o espaço digital. O desafio repentino lançado à Universidade de reaprender a ensinar sem os seus espaços físicos foi sentido por toda a academia. É agora consensual que a Universidade do Minho lidou adequadamente com as circunstâncias e foi bem-sucedida na forma como deu continuidade à sua missão formativa. Superando dificuldades sem precedentes, todos contribuíram para a agilidade com que a Universidade implementou mudanças profundas no seu ensino. Surgiram iniciativas para dotar os estudantes de dispositivos tecnológicos e para apoiar a migração digital das atividades dos estudantes e dos professores. Ensinar e aprender passaram a realizar-se com mediação tecnológica, com cada professor e cada estudante em espaços físicos distintos. Em duas semanas, foi migrada para o espaço digital a generalidade das atividades letivas que as circunstâncias permitiam manter em funcionamento. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70233 |
e-ISBN: | 978-989-8974-28-0 |
DOI: | 10.21814/uminho.ed.24.7 |
Versão da editora: | https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/26 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | UMinho Editora - A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo II: (Re)Ações |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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