Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69977

TítuloO contributo da cultura organizacional para o processo de recrutamento e seleção: o caso do Grupo DST
Autor(es)Tinoco, Ana Rita Valente
Orientador(es)Fernandes, Maria Emília Pereira
Palavras-chaveCultura organizacional
Recrutamento
Seleção
DST
Especialistas de R&S
Organizational culture
Recruitment
Selection
R&S experts
Data2020
Resumo(s)O recrutamento e a seleção são duas práticas de Gestão de Recursos Humanos de extrema importância para as organizações. Para que um processo de recrutamento e seleção (R&S) seja bemsucedido e responda às reais necessidades da organização é necessário que seja considerada a sua cultura organizacional. Isto é imprescindível porque aquando da sua entrada na organização, os novos trabalhadores passam a conviver com a cultura organizacional, ou seja, o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expetativas compartilhados por todos os trabalhadores de uma organização. Portanto, para facilitar a integração dos novos trabalhadores na empresa é necessário que o processo de R&S seja feito tendo em conta as necessidades da empresa e a sua CO para que não surjam problemas no futuro, como um elevado turnover. Neste estudo, pretendeu-se entender a relevância da cultura organizacional e a sua influência no recrutamento e na seleção. Portanto, o foco deste trabalho, mais especificamente, são as práticas de recrutamento e de seleção e a questão de partida é a seguinte: de que forma é que a cultura de uma organização pode influenciar o seu processo de recrutamento e seleção? Tornou-se fundamental adotar o paradigma qualitativo, o que implicou a realização de um estudo de caso no Grupo DST, com recurso à técnica da entrevista para a recolha de dados junto de 12 responsáveis pelo R&S desta empresa. A conclusões deste estudo possibilitaram clarificar a relação entre a cultura organizacional e os processos de recrutamento e seleção existentes no Grupo DST. Com a análise dos dados, por recurso à análise de conteúdo, verificou-se que os responsáveis pelo processo de R&S do Grupo DST dão relevância à CO e consideram a sua influência no processo, procurando candidatos que se enquadrem na cultura da empresa de forma a que a sua integração seja mais fácil e apresentem motivação para trabalhar num ambiente em que a cultura é muito valorizada. Além disso, também ao nível externo, a imagem de marca da DST está relacionada com a sua vertente diferenciadora relativamente a outras empresas do setor, o que demonstra a relevância da sua CO quer para os trabalhadores e administração do Grupo quer também para os seus stakeholders.
Recruitment and selection are two practices of Human Resources Management of extreme importance for organizations. For an R&S process to be successful and respond to the real needs of the organization, its organizational culture must be considered. This is essential because when they enter the organization, new workers begin to live with the organizational culture, that is, the set of habits and beliefs, established by norms, values, attitudes and expectations shared by all workers of an organization. Therefore, to facilitate the integration of new workers into the company, it is necessary that the R&S process is done taking into account the needs of the company and its organizational culture so that no problems arise in the future, such as a high turnover. In this study, we aimed to understand the relevance of organizational culture and its influence on recruitment and selection. Therefore, the focus of this work, more specifically, is recruitment and selection practices and the starting question is as follows: how can an organization's culture influence its recruitment and selection process? It became essential to adopt the qualitative paradigm, which implied the realization of a case study in the DST Group, using the technique of interviewing for data collection with 12 R&S managers of this company. The conclusions of this study made it possible to clarify the relationship between organizational culture and the recruitment and selection processes existing in the DST Group. With the analysis of the data, using content analysis, it was found that those responsible for the R&S process of the DST Group give relevance to the organizational culture and consider its influence in the process, looking for candidates who fit the company's culture so that its integration is easier and presents motivation to work in an environment where culture is highly valued. In addition, also at the external level, DST brand image is related to its differentiating aspect in relation to other companies in the sector, which demonstrates the relevance of its organizational culture both to the group's employees and management and also to its stakeholders.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69977
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Rita Valente Tinoco.pdf539,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID