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TítuloLifetime experiences scale (LIFES): Development and validation in community samples
Outro(s) título(s)Lifetime Experiences Scale (LIFES): Desenvolvimento e validação em amostras da comunidade
Autor(es)Azevedo, Vanessa
Martins, C.
Maia, Ângela
Palavras-chaveDevelopmental psychology
Life events
Lifespan
Reliability
Retrospective
Self-report
Psicologia do Desenvolvimento
eventos de vida
consistência; ciclo de vida
avaliação retrospetiva
autorrelato
Data2020
EditoraAssociação Portuguesa de Psicologia
RevistaPsicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologia
CitaçãoAzevedo, V., Martins, C., & Maia, Ângela. (2020). Lifetime Experiences Scale (LIFES): Desenvolvimento e validação em amostras da comunidade. PSICOLOGIA, 34(1), 174-194. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1456
Resumo(s)This paper describes the development, validation, and reliability of a new measure to assess life experiences reported by adults, the Lifetime Experiences Scale (LIFES). This scale is important because no available measure focuses on both positive and negative life experiences and covers childhood, adolescence, and adulthood. LIFES is a self-report measure consisting of two sections: 75 items (organized into eight domains: school, work, health, leisure, life conditions, adverse experiences, achievements, and people and relationships) regarding lived experiences and blank spaces for non-lived (but desired) experiences. The procedures involved in the development of LIFES are described in detail (e.g., construct, generation of items and questions). Moreover, evidence based on test content, response processes, relations to other variables, and different classes of reliability for community samples are presented. Overall, the results suggest that LIFES presented good evidence of validity and reliability and can be a valuable tool for research and clinical purposes.
Este artigo descreve o processo de desenvolvimento e validação de um novo instrumento para avaliar experiências de vida, reportadas por adultos: a Lifetime Experiences Scale (LIFES). A originalidade deste instrumento prende-se com a inclusão quer de experiências positivas, quer negativas ocorridas na infância, adolescência e vida adulta. A LIFES é uma medida de autorrelato organizada em duas secções: 75 itens (abrangendo oito domínios: percurso escolar, percurso profissional, saúde, tempos livres, condições de vida, experiências adversas, realizações e pessoas e relações) sobre experiências vividas e espaços em branco para as experiências não vividas (mas desejadas). Os procedimentos realizados para o desenvolvimento da LIFES são apresentados detalhadamente (e.g., construto, criação de itens e questões). Além disso, são apresentadas evidências baseadas no conteúdo, processo de resposta, relação com outras variáveis e diferentes tipos de fiabilidade, em amostras da comunidade. Genericamente, os resultados da LIFES indicam boas evidências de validade e fiabilidade, apresentando-se como um instrumento útil quer para fins de investigação, quer clínicos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69933
DOI10.17575/psicologia.v34i1.1456
ISSN0874-2049
e-ISSN2183-2471
Versão da editorahttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1456
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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