Por favor, use este identificador para citar o enlazar este item: https://hdl.handle.net/1822/6984

TítuloAs abordagens à aprendizagem/estudo: uma investigação no ensino secundário
AutorGomes, Carlos Manuel Simões
OrientadorRosário, Pedro
Fecha30-abr-2006
ResumenNeste trabalho, a nível de revisão da literatura, dissecamos a génese, evolução e operacionalização do construto “Student’s Approaches to Learning”, correntemente traduzido por Abordagens dos Estudantes à Aprendizagem. Damos particular destaque às contribuições de John Biggs, autor australiano, responsável por um programa de investigação que adoptou uma filosofia pragmática na abordagem do problema. A ênfase nas metodologias quantitativas, em continuum refinamento, permitiram-lhe operacionalizar o comportamento de estudo e a forma como aprendem os estudantes (universitários e secundário). Por outro lado, o seu interesse em conceptualizar teoricamente o processo ensino-aprendizagem levou-o a desenvolver e refinar o sistémico Modelo 3PPresságio, Processo e Produto (Biggs, 1991, 1993a), que nos serviu de referencial teórico na investigação. Na parte empírica, traduzimos e adaptamos a recente revisão do questionário SPQ: R-SPQ-2F (Biggs et al., 2001), com a finalidade de compreender, no contexto do ensino secundário, as hipotéticas relações entre determinadas variáveis do modelo 3P. Nomeadamente, num primeiro momento, as relações entre as variáveis presságio (sexo, ano de escolaridade, curso frequentado, assiduidade às aulas, etc.) e as abordagens à aprendizagem como variáveis-produto e, num segundo momento, as relações entre as abordagens à aprendizagem (agora “presságio”) e o rendimento académico, enquanto variável-produto. Após a discussão dos resultados para cada grupo de variáveis, concluímos apresentando as implicações práticas na escola secundária em questão e, de uma forma mais lata, lançamos algumas questões sobre o Ensino Básico e Secundário, em Portugal, que necessitam ser repensadas e debatidas.
As far as the revision of literature is concerned, this work dissects the genesis, evolution and operationalisation of the construct “ Student’s Approaches to Learning”. A particular focus is given to the contributions of John Biggs, the Australian author responsible for the research program that adopted a pragmatic philosophy in the problem’s approach. The emphasis on quantitative methodologies, in continuum refinement, enabled him to operationalise studying behaviour and the way students learn (university and secondary school students). On the other hand, his interest in theoretically conceptualizing the learning process has led him to refine the 3P-Presage, Process and Product Model (Biggs, 1991, 1993a) which is the referential theory which guided this study. In the empirical part, the recent version of the SPQ: R-SPQ-2F (Biggs et al., 2001) questionnaire was translated and adapted with the goal to understand, in the secondary school level context, the hypothetical relationships between certain variables of the 3P model. Namely, in a first moment, the relationships between the presage variables (sex, school level, course, class attendance, etc) and academic results as product-variable. After the results’ analysis for each group of variables, we conclude presenting the practical implications, on the particular secondary school, and in a broader sense, some issues are raised about elementary and secondary education in Portugal which need to be re-evaluated and discussed.
Dans ce travail, au niveau de la révision de la littérature, nous disséquons la génèse, l’évolution et l’opérationnalisation du concept «Student’s Approaches to Learning», couramment traduit par Approches des Elèves face à leur Apprentissage. Nous soulignons particulièrement les contributions de John Biggs, auteur australien, responsable d’un programme de recherche ayant adopté une philosophie pragmatique quant à l’approche du problème. L’accent mis sur les méthodologies quantitatives, en constante amélioration, lui ont permis d’opérationnaliser le comportement face aux études et la manière comme les élèves apprennent (enseignement universitaire et secondaire). D’autre part, son intérêt à conceptualiser théoriquement le processus enseignement-apprentissage l’a conduit à développer et améliorer le modèle systémique 3P- Présage, Processus et Produit (Biggs, 1991, 1993a), référent théorique de notre recherche. Dans la partie empirique, nous avons traduit et adapté la révision récente du questionnaire SPQ: RSPQ- 2F (Biggs et al., 2001), afin de comprendre dans le contexte de l’enseignement secondaire, les relations hypothétiques entre certaines variables du modèle 3P . Nommément, dans un premier temps, les relations entre les variables présage (sexe, année de scolarité, cursus, assiduité, etc.) et les approches face à l’apprentissage comme les variables-produit et, dans un deuxième temps, les relations entre les approches face à l’apprentissage (maintenant «présage») et les résultats académiques, en tant que variable-produit. Après analyse des résultats pour chaque groupe de variables, nous concluons en présentant les implications pratiques dans l’école secondaire en cause et, d’une manière générale, nous posons quelques questions sur l’Enseignement Secondaire au Portugal, questions qui nous semblent devoir être revues et débattues.
TipoTesis de maestría
DescripciónDissertação de Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6984
AccesoAcceso abierto
Aparece en las colecciones:BUM - Dissertações de Mestrado

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