Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69839

TítuloImplementação de sistema de gestão da manutenção para equipamentos industriais em unidade de produção de componentes automóveis
Autor(es)Silva, Paulo Daniel Moreira da
Orientador(es)Dourado, N.
Palavras-chaveManutenção
Planos de manutenção
Checklists
Indicadores de desempenho
Disponibilidade
Maintenance
Maintenance plans
Key performance indicators
Availability
Data2020
Resumo(s)Atualmente, o Departamento da Manutenção ocupa um lugar de destaque na maioria das indústrias, pelos benefícios que advêm da sua função. Para tal, é imperativo que a implementação dos planos de manutenção preventivos sejam os mais eficiente possível, de maneira a promover a produção contínua dos produtos, sem desperdícios. Neste âmbito, surge na Preh Portugal, Lda. um problema relacionado com a gestão da manutenção da empresa, nomeadamente, a existência de um excesso de tipologias existentes nas diferentes checklists, o que se traduz numa ineficiência da atividade da manutenção na área da montagem. Face às diversas tipologias gera-se um problema de desperdício de tempo, quer na criação dos planos de manutenção preventivos, quer na execução dos mesmos, originando custos avultados de operação. O presente trabalho consiste no estudo e desenvolvimento de uma metodologia capaz de agilizar e melhorar significativamente o processo de criação de listas de tarefas, colmatando os problemas existentes, tendo em vista a implementação eficaz da manutenção de cariz preventivo. Adicionalmente, procede-se à análise da forma como os indicadores de desempenho evoluem com essa mudança. Numa primeira fase, efetua-se um levantamento de temas essenciais para abordar o tópico da Manutenção. De seguida, descreve-se detalhadamente os softwares utilizados para a monitorização e gestão dos dados da empresa que aqui se apresentam. Numa segunda fase, explicita-se a situação da empresa antes das alterações efetuadas e quais as transformações que se realizaram, descrevendo detalhadamente todo o processo que deu origem aos resultados obtidos. Numa terceira fase, realiza-se uma análise pormenorizada aos indicadores de desempenho utilizados na organização, designadamente, à disponibilidade, ao tempo médio entre avarias, ao tempo médio de reparação e ao tempo médio para assistência. Nesta, ainda se aborda outra problemática na divisão da Manutenção – a disponibilidade do primeiro turno. Por último, tecem-se considerações finais, revelando que a solução final das checklists se apresenta como uma mais-valia para o processo da manutenção preventiva.
Currently, the Maintenance Department occupies a prominent place in most industries, due to the benefits that come from its function. To this end, it is imperative that the implementation of preventive maintenance plans be as efficient as possible, in order to promote the continuous production of products, without waste. In this context, a problem arises in Preh Portugal, Lda. related to the maintenance management, namely the existence of an excess of typologies existing in the different checklists, which resulted in an inefficiency of the maintenance activity in the assembly area. So, a problem of wasting time is generated in the creation of preventive maintenance plans as well as in the execution of them, resulting in high operating costs. The present work consists of the study and development of a methodology capable of streamlining and improving the process of creating task lists, rectifying the existing problems, with the aim to implement an effective preventive maintenance plan. Additionally, the analysis of how the key performance indicators evolve through this change is performed. In the first phase, a survey of the essential topics is carried out to approach the topic of Maintenance. In addition, it is described the software used for monitoring and managing the company's data. In a second stage, the situation of the company is explained prior to the changes made and the transformations that took place after that, describing in detail the entire process that gave rise to the results that have been obtained. In a third phase, a detailed analysis of the key performance indicators used in the organization is performed, namely, the availability, mean time between failures, mean time to repair and the mean time to acknowledge. In this stage, it is also discussed another issue in the Maintenance division - the availability of the first shift. To conclude, final considerations are made, revealing that the final solution of the checklists presents itself as an advantage for the process of preventive maintenance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Ambiente
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69839
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Paulo Silva.pdf4,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID