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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Mário-
dc.contributor.authorNunes, Carla Isabel de Oliveira Ribeiro e Silva-
dc.date.accessioned2004-12-07T10:56:33Z-
dc.date.available2004-12-07T10:56:33Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/697-
dc.description.abstractMuitos são os autores que hoje assinalam a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) ou Educação para a Sustentabilidade (ES) como uma importante força de mudança de consciências e atitudes, imprescindível ao processo de construção de novas formas de desenvolvimento, alternativas aos modelos mais clássicos, que hoje se apresentam claramente em ruptura. Pela sua complexidade e pela necessidade de adaptação a condições locais muito particulares a EDS exige criatividade, nomeadamente, na concepção e implementação de estratégias diversificadas. Assim, este estudo desenvolveu-se em quatro fases: Na fase I procedeu-se à clarificação do âmbito de abordagem do conceito de desenvolvimento sustentável e à revisão bibliográfica. Planificou-se um percurso interpretativo e procedeu-se à escolha do referencial natural para o estudo da ideia de sustentabilidade – Parque Nacional Peneda-Gerês. O trabalho de campo realizado teve como finalidade o reconhecimento do percurso a realizar, a selecção dos aspectos de interesse didáctico, a determinação das paragens e os pontos de interesse. Na fase II investigaram-se as concepções dos alunos do 7º ano de escolaridade sobre o conceito de desenvolvimento sustentável. Estas concepções constituem o ponto de partida desta investigação uma vez que não existem registos de estudos efectuados nesta área com alunos desta faixa etária. Em seguida procedeu-se ao desenho de um percurso/trilho das Brandas do PNPG e à elaboração de um guião de exploração do trilho que inclui diversas actividades. Na fase III efectuou-se a preparação e concretização da visita de estudo (prévisita, visita e pós-visita), procedeu-se à testagem do percurso/trilho interpretativo e do guião de exploração do trilho. Na fase IV procedeu-se à avaliação do efeito percurso/trilho nas concepções de desenvolvimento sustentável. A avaliação da importância da intervenção educativa na alteração de concepções de desenvolvimento sustentável foi sempre relacionada com o confronto de resultados entre a turma que não realizou a visita de estudo (turma controlo) e a turma que a efectuou (turma experimental). Os resultados obtidos permitem afirmar que os alunos da turma experimental apresentam evolução no que se refere às concepções de desenvolvimento sustentável.eng
dc.description.abstractMany are the authors that nowadays see the importance of Education for Sustainable Development (EDS) or Education for Sustainability (EpS) as an important factor in the changing of attitudes and consciences, indispensable in the process of creating new ways of development, which have become alternative for the more classical methods, that nowadays appear to be clearly in rupture. Due to its complexity and the need to adapt to the very unique local conditions the EDS demands creativeness, mainly in the conception and implementation of diverse strategies. Therefore, this study was development in four phases: The I phase proceeded with the clarification of the terms to use with the concept of sustainable development and with the bibliographical revision. An interpretative path was structured after which the natural reference for the study of the idea of sustainability was chosen – National Park Peneda-Gerês. The aim of the field work was to determine the trail to follow, the determination and selection of the aspects of didactic interest and decision of choosing the stops and points of interest. In the II phase an investigation was done on the idea that the 7th grade students have about the concept of sustainability development. The concepts become the starting point of this investigation, since references to studies in this area and with students of this age group do not exist. The following step was to draw the trail of Brandas of PNPG and establish an exploring guide of the trail which included several activities. In the III phase the preparation and the field trip were done (pre-field trip/field trip/post- field trip) proceeding with the testing of the trail, the interpretative guide and the exploration of the trail. The IV phase proceeded with the evaluation of the trail under the conceptions of sustainable development. The evaluation of the importance of educational participation in the changing of concepts in sustainable development was always related with the confrontation of results between the class that did not participate in the field trip (control class) and the class that participated (experimental class). The obtained results enable to establish that the students of the experimental class show development pertaining the concepts of sustainable development.eng
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia - Projecto PIN, POCTT/CED-34891/99.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleA interpretação ambiental na promoção da educação para a sustentabilidade : um estudo com alunos do 7º ano centrado no percurso das Brandas no Parque Nacional Peneda-Gerêseng
dc.typemasterThesiseng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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