Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69789

TítuloAplicação de metodologias BIM/VR no betão pré-fabricado
Autor(es)Costa, Tiago João Neto
Orientador(es)Couto, J. Pedro
Palavras-chaveAndroid package (APK)
BIM
Realidade aumentada (RA)
Realidade virtual (RV)
Reali-dade virtual continuum (RVC)
Augmented reality (AR)
Virtual reality (VR)
Virtual reality continuum (VRC)
Data2020
Resumo(s)A história da construção começa por relatar um tempo em que tudo era construído num processo de tentativa/erro pelos master builders, que se baseavam no conhecimento antigo. O projeto e a edificação surgiam de acordo com as necessidades que se iam figurando. Só mais tarde surge a Arquitetura com o Renascimento e a Engenharia muito perto da Revolução Industrial, como um dos maiores catalisadores no aparecimento de novos materiais e sistemas tecnológicos. A partir desse período, pouco se alterou até á introdução dos computadores como ferramenta essencial de trabalho. A metodologia BIM (Building Information Modeling) veio substituir a metodologia tradicional CAD (Com-puter Aided Design). Apesar disso, existe uma resistência enorme da indústria AEC para que esta mu-dança seja definitiva, como se percebe olhando para o panorama nacional. Consiste na aprendizagem de novos conceitos, renovação dos métodos de trabalho convencionais e ainda um investimento mone-tário acrescido em hardware e software. Resta continuar a trabalhar na otimização desta metodologia e reforçar a sua importância até ao período tão esperado da normalização. A Realidade Virtual (RV), cujo conceito será ampliado para Realidade Virtual continuum (RVC), surge mais recentemente por intermédio dos videojogos, mas rapidamente se percebe que o seu potencial poderá abrir portas a novas indústrias. Trata-se da criação de um produto que apresenta o resultado final antes do mesmo estar concluído na realidade, à semelhança da modelação 3D e software BIM, mas com a particularidade de atribuir, a qualquer componente do modelo, propriedades e comportamentos reais. Para além disso, através do seu hardware é permitido a imersão e a interação com o meio virtual, que acrescentam a sensação de presença, nunca possível até então. Deste modo, são realizadas aplicações (APK – Android Package) em Realidade Aumentada (RA) e em RV, com o modo de visualização pensado apenas para dispositivos móveis (tablets ou smartphones), devido às limitações intrínsecas neste trabalho. Com estas pretende-se demonstrar a aplicabilidade da RVC no contexto do Grupo Shay Murtagh, uma empresa que atua no ramo do betão pré-fabricado. Para sustentar a introdução desta metodologia no grupo, foi elaborado um processo de implementação hipo-tético com questionários remetidos aos colaboradores do setor de projeto e um mapa de processos.
The History of construction begins by speaking of a time when everything was built on a trial and error basis by master builders that based themselves on old knowledge. Projects and buildings would appear in accordance with needs that would make themselves apparent. Only later does Architecture appear, with the Renaissance, and also with Engineering, closer to the Industrial Revolution, as one of the largest catalysts for the appearance of new materials and new technological systems. From that period onwards, little has changed until the introduction of computers as an essential working tool. BIM methodology has replaced the traditional CAD methodology. Despite that, there is an enormous resistance from the AEC industry to making this change definitive, as one can understand by looking at the national panorama. It consists on the learning of new concepts, on the renewal of conventional work-ing methods, and still on an added monetary investment on hardware and software. Works remains to be done on the optimisation of this methodology and on reinforcing its importance, until the expected period of its normalisation. Virtual reality, a concept which will be extended on the current work-s discussion to Virtual Reality Con-tinuum, appears more recently by means of videogames. However, one quickly understands its potential to open doors to new industries. It is about the creation of a product that can present the final result before it is concluded in reality - similarly to 3D modelling and BIM software - but with the particularity of attributing real behaviours to any of the component's elements. Beyond that, through its hardware, it enables immersion and interaction with the virtual medium, which adds a feeling of presence, something previously not possible. In this way, some applications are made (APK - Android Package) in AR and VR - only with mobile visual-isation methods - due to this work's intrinsic limitations. They intend to demonstrate the applicability of VRC in the context of the Shay Murtagh group, a company that operates in the field of pre-fabricated concrete. In order to sustain the introduction of this methodology into the group, an hypothetic imple-mentation process has been developed, with questionnaires being sent to collaborators in the project sector, and a process map.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69789
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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