Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69784

TítuloLet’s be a jigsaw puzzle: o trabalho de projeto na promoção da aprendizagem cooperativa
Outro(s) título(s)Let’s be a jigsaw puzzle: project work in the promotion of cooperative learning
Autor(es)Matos, Filipa Gonçalves Ferreira de
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAprendizagem cooperativa
Ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico
Trabalho de projeto
Cooperative learning
Project work
Teaching english in primary education
Data2020
Resumo(s)Este relatório de estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do qual foi desenvolvido o projeto de investigação-ação intitulado “Let’s be a jigsaw puzzle: o trabalho de projeto na promoção da aprendizagem cooperativa”. Este projeto foi realizado em duas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do distrito de Braga: primeiramente numa turma mista do 3.º e 4.º anos de escolaridade e, posteriormente, numa turma do 3.º ano. O seu objeto de estudo foi a aprendizagem cooperativa na aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com recurso a atividades em pares e/ou grupo, e momentos de partilha, como apresentações orais, dando ênfase à partilha de conhecimentos, ao espírito colaborativo e ao respeito pelo outro. O projeto teve como objetivos conhecer perceções e atitudes dos alunos relativamente à aprendizagem de Inglês e ao trabalho cooperativo; promover competências sociais e comunicativas através de trabalhos de projeto; promover competências de co/autorregulação da aprendizagem; avaliar o potencial dos trabalhos de projeto na aprendizagem cooperativa e na aprendizagem do Inglês. Foram desenvolvidas estratégias pedagógicas direcionadas para o trabalho cooperativo, e foi recolhida informação através de questionários iniciais e de autorregulação, que serviram para avaliar o impacto e a adequação das mesmas. Os resultados obtidos através dos questionários e da observação de aulas e do comportamento e atitudes das crianças, demonstraram que o trabalho cooperativo facilita a aprendizagem do Inglês, fortalecendo os laços afetivos entre as crianças. Para além disso, o processo de autorregulação permitiu que as crianças desenvolvessem o seu espírito crítico e a sua autonomia. Assim, recomenda-se a aprendizagem cooperativa na lecionação do Inglês, sobretudo pela possibilidade de associar aprendizagens linguísticas com o desenvolvimento de valores democráticos, num constante ambiente de partilha. No que concerne a limitações dentro da sala de aula, foram sentidas algumas dificuldades na gestão do tempo e na monitorização das atividades realizadas em grupo; também as crianças sentiram dificuldades na execução de algumas tarefas. A maior limitação deste projeto deve-se ao facto de as aulas previstas para o mesmo não terem sido todas lecionadas devido ao encerramento das escolas resultante da pandemia COVID-19.
This teaching report is part of the Master's Program in Teaching English in the Primary Education, in which an action research project entitled "Let’s be a jigsaw puzzle: project work in the promotion of cooperative learning" was developed. This report was carried out in two schools of primary education of the district of Braga: firstly in a mixed-ability class with 3rd and 4th grade and, afterwards, in a 3rd grade class. Its object of study was cooperative learning in the learning of English in the Primary Education, using activities in pairs and/or group, and moments of sharing, such as oral presentations, emphasizing the sharing of knowledge, collaborative spirit and respect for the other. The project aimed to know perceptions and attitudes of students regarding English learning and cooperative work; promote social and communicative skills through project work; promote co/self-regulation skills in learning; assess the potential of project work in cooperative learning and in learning English. Pedagogical strategies were developed and aimed at cooperative work, and information was collected through initial and self-regulation questionnaires, which served to assess the impact and adequacy of these strategies. The results obtained through questionnaires and observation of classes and the behavior and attitudes of the children, demonstrated that cooperative work facilitates the learning of English, strengthening the affective bonds between children. In addition, the process of self-regulation has allowed children to develop their critical spirit and autonomy. Thus, cooperative learning in English teaching is recommended, especially because of the possibility of associating linguistic learning with the development of democratic values in a constantly sharing environment. Regarding limitations within the classroom, some difficulties were experienced regarding time management and monitoring of group activities; also, the children experienced difficulties in performing some tasks. The greatest limitation of this project is due to the fact that the lessons planned for it were not all taught due to the closure of schools resulting from the pandemic COVID-19.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69784
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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