Por favor, use este identificador para citar o enlazar este item: https://hdl.handle.net/1822/69761

TítuloA promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
Otros títulosThe promotion of social and moral competences: report of an intervention in daycare and kindergarten master degree in pre-school education
AutorRocha, Cláudia Sofia Gonçalves
OrientadorParente, Maria Cristina Cristo
Palabras claveCompetências sócio-morais
Creche
Jardim de infãncia
Desenvolvimento social
Moralidade
Daycare
Kindergarten
Morality
Social development
Social-moral competences
Fecha2020
ResumenO presente relatório de estágio, enquadrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar, apresenta a conceção, desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção pedagógica realizado nos contextos de creche e jardim de infância. Sustentado na abordagem de investigação-ação, este relatório remete para a promoção de competências sociais e morais. Esta temática surgiu da observação focada e reflexiva, ao longo do estágio, que permitiu uma compreensão dos contextos e das crianças. Para esta análise e reflexão, o projeto orientou-se pelo ciclo de observação, reflexão, planificação e ação. Ao longo do relatório serão abordados vários referenciais teóricos que sustentam a temática e que abordam o desenvolvimento social e moral, a importância destes na relação com os pares e a promoção por parte do adulto das competências nesse âmbito. As atividades e estratégias, implementadas durante a intervenção, serão descritas e avaliadas. Estas vão desde a exploração de histórias, uma árvore da bondade até um dado dos conflitos. As estratégias utilizadas contribuíram para mudanças significativas de alguns comportamentos a nível social e de resolução de conflitos, que se traduziram no desenvolvimento de relações interpessoais mais positivas concretizadas em boas ações e numa maior autonomia das crianças para resolver problemas e conflitos.
This internship report, framed in the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education, presents the design, development and evaluation of the pedagogical intervention project carried out in the contexts of daycare and kindergarten. Supported by the action research approach, this report refers to the promotion of social and moral competences. This theme arose from the focused and reflective observation, throughout the internship, which allowed an understanding of the contexts and children. For this analysis and reflection, the project was guided by the cycle of observation, reflection, planning and action. Throughout the report will be addressed several theoretical references that support the theme and that address social and moral development, the importance of these in the relationship with peers and the promotion by the adult of the competences in this area. The activities and strategies implemented during the intervention will be described and evaluated. These range from the exploration of stories, a tree of goodness to a dice of conflicts. The strategies used contributed to significant changes in some social behaviour and conflict resolution, which have resulted in the development of more positive interpersonal relationships achieved in good deeds and greater autonomy of children to solve problems and conflicts.
TipoTesis de maestría
DescripciónRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69761
AccesoAcceso abierto
Aparece en las colecciones:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Relatorio Claudia Sofia Goncalves Rocha.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Este ítem está licenciado bajo Licencia Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID