Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69739

TítuloO desenvolvimento de competências de cidadania com recursos artísticos: uma experiência no ensino de Inglês a crianças
Outro(s) título(s)The development of citizenship competences through artistic resources: an experience in teaching english to children
Autor(es)Ferreira, Silvy da Fonte
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveCidadania
Ensino de inglês a crianças
Recursos artísticos
Artistic resources
Citizenship
Teaching english to children
Data2020
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico faz uma descrição fundamentada do projeto de intervenção subordinado ao tema: “O desenvolvimento de competências de cidadania com recursos artísticos: uma experiência no ensino de Inglês a crianças”. O projeto foi iniciado numa turma do terceiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico num contexto educativo e posteriormente desenvolvido numa turma do 4º ano de outra escola do mesmo agrupamento. Os objetivos do projeto foram os seguintes: conhecer as perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa; promover competências de cidadania através do uso de recursos artísticos; promover a competência de aprender a aprender através da autorregulação; avaliar o potencial do uso de recursos artísticos na promoção de competências de cidadania. O projeto foi desenvolvido a partir da observação direta de aulas no contexto educativo e do levantamento documental. Os valores de cidadania explorados foram a inclusão, a consciência ambiental e a bondade, através de três recursos artísticos: a literatura infantil, a música e a dramatização. Foram utilizados instrumentos de autorregulação no fim de cada sequência didática para determinar o potencial de cada recurso no desenvolvimento desses valores e a recetividade das crianças às propostas didáticas. Os resultados indiciaram que o projeto promoveu o desenvolvimento de valores de cidadania e foi observada uma perceção positiva das crianças em relação à aprendizagem da língua inglesa e à utilização dos três recursos explorados, os quais fomentaram um papel participativo e ativo das crianças na construção desses valores, a par das aquisições linguísticas.
This teaching report written within the Master’s in Teaching English in Primary Education describes the Intervention Project entitled “The development of citizenship competences through artistic resources: an experience in teaching English to children.” The project was initiated in a third-grade class in one educational context and concluded in a different fourth grade class in a school within the same school cluster. The aims of this project were the following: understanding students’ attitudes and perceptions towards learning the English language, promoting civic competences using different artistic resources, promoting learning to learn through selfregulation, and assessing the potential of different artistic resources in developing civic competencies. The project was designed on the basis of direct class observation as well as a document analysis. The citizenship values explored were inclusion, environmental awareness and kindness through the use of stories, music and theatre. Self-regulation instruments were used at the end of each didactic sequence in order to determine the potential of each resource in the development of those values and the children’s receptiveness to the teaching proposals. The results indicate that the project promoted citizenship values and the children demonstrated a positive perception regarding the use of the three resources, which fostered their active participation in building those values along with developing language abilities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69739
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio Silvy da Fonte Ferreira.pdf3,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID