Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69690
Título: | Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Learning on my own… with my mates: promoting self-regulation and cooperative learning in primary english teaching |
Autor(es): | Lopes, Marta Sofia Ferreira |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Autonomia Autorregulação Inglês no 1º CEB Autonomy Cooperative learning English in primary school Self-regulation |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O reconhecimento do papel ativo da criança no seu desenvolvimento e no seu processo de aprendizagem
faz com que a criança seja considerada um agente influenciador do processo educativo. É, portanto,
fundamental que a escola ajude a desenvolver capacidades de autorregulação e cooperação com o
objetivo de apoiar o desenvolvimento psicológico, cognitivo, social e cultural das crianças, com o intuito
de se tornarem cidadãos participativos na sua comunidade. Este relatório descreve, analisa e avalia o
projeto de investigação pedagógica intitulado “Learning on my own… with my mates – Promoção da
autorregulação e da aprendizagem cooperativa”, implementado numa turma do 4º ano de uma escola
Básica, realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico,
na Universidade do Minho. O projeto de investigação-ação tinha como objetivos: 1) conhecer as
perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem do Inglês; 2) promover a aprendizagem
autorregulada; 3) promover a competência de aprender com o outro (aprendizagem cooperativa); 4)
avaliar o potencial da aprendizagem autorregulada e da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento
da autonomia dos alunos. Com base na análise do contexto, promoveram-se estratégias metacognitivas
e sócioafetivas que permitiram sensibilizar as crianças para a necessidade de refletirem acerca do seu
processo de aprendizagem e, também, para a importância da aprendizagem cooperativa na sua própria
aprendizagem. Os dados recolhidos indicam que os objetivos do projeto foram atingidos, recomendandose
a produção de materiais didáticos para crianças, direcionados à promoção do trabalho cooperativo e
da reflexão acerca do processo da aprendizagem, como forma de desenvolver a sua autonomia. The recognition of children's active role in their development and learning makes them an influencing agent of the educational process. It is, therefore, crucial that the school helps them develop selfregulation and cooperation skills in order to support their psychological, cognitive, social and cultural development, so that they can become active citizens in their community. This report describes, analyses and evaluates the pedagogical research project entitled “Learning on my own… with my mates - Promoting self-regulation and cooperative learning”, carried out in a 4th year class in a primary school, within the practicum of the Master's degree in English Teaching for Primary School. The action research project aimed to: 1) get to know the children's perceptions and attitudes towards English learning; 2) promote self-regulated learning; 3) promote the ability to learn with others (cooperative learning); and 4) evaluate the potential of self-regulated learning and cooperative learning in the development of learner autonomy. Based on context analysis, the project fostered children’s metacognitive and socio-affective strategies, which raised their awareness of the need to reflect on their learning process and of the importance of cooperative learning for their own learning. The data collected indicate that the objectives of the project have been achieved, and it is recommended that educational materials for children with a focus on cooperative learning and reflection on learning should be produced, as a way to enhance their autonomy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69690 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio estagio Marta Sofia Ferreira Lopes.pdf | 7,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons