Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69681

TítuloOs numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Counting books and the development of social skills for children in preschool and primary school
Autor(es)Machado, Margarida Campos
Orientador(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveCompetências sociais
Leitura
Literatura para a infância
Numerário
Social skills
Children’s literature
Reading
Counting book
Data2020
Resumo(s)O presente estudo expõe o trabalho desenvolvido em dois contextos, Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A intervenção nestes dois contextos perspetivou a aquisição de conhecimentos, por parte das crianças, relacionados com uma tipologia textual específica, o numerário, bem como com o desenvolvimento das suas competências sociais. A escolha destas temáticas nucleares do projeto surgiu, primeiramente, a partir da observação efetuada das necessidades do grupo do primeiro contexto de intervenção. Estas incidiam no desenvolvimento das competências sociais das crianças, de forma a melhorar as suas relações interpessoais. A reduzida investigação existente relativa aos numerários despertou simultaneamente o meu interesse sobre esta tipologia de livro, sendo que os números, na verdade, representavam explicitamente um dos maiores interesses das crianças. Quando iniciada a prática pedagógica no contexto do 1º Ciclo, mostrou-se pertinente dar continuidade ao projeto, adequando o mesmo às necessidades e interesses da turma. Para tal, focou-se a atenção no numerário, na sua exploração e na elaboração de um numerário da turma, aliando este à temática das competências sociais, tópico que acabou por se expandir até às questões da cidadania e da convivência em grupo. Todo o trabalho realizado teve por base a Metodologia de Investigação-Ação, em específico na recolha de dados e na ação reflexiva.
This study presents the work developed within two contexts, Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, within the scope of Supervised Teaching Practice. The intervention in these two contexts aimed at the acquisition of knowledge by the children, related to a specific textual typology, counting books, and the development of their social skills. The choice of these central themes of the project arose, first, from the observation of the students needs from the first intervention context. These focused on the development of children's social skills, to improve their interpersonal relationships. The limited existing research on counting books generated interest in this type of book, and the numbers, in fact, represented one of the greatest interests of children. When this pedagogical practice started in the context of the 1st Cycle, it seemed to be relevant to continue the project, adapting it to the needs and interests of the class. Consequently, attention was focused on counting books, its exploitation, and the preparation of counting books for the class, combining it with the theme of social skills, which eventually expanded to questions of citizenship and group living. All the work carried out was based on the Action-Research methodology, specifically in data collection and reflective action.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69681
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Margarida Campos Machado.pdf4,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID