Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69624

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Ana Mariapor
dc.contributor.authorCorreia, Nicole Pereira Ferrazpor
dc.date.accessioned2021-01-25T09:12:04Z-
dc.date.available2021-01-25T09:12:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69624-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestãopor
dc.description.abstractDada a preocupação crescente relativa ao meio ambiente, cada vez mais os consumidores se preocupam em ter um consumo responsável e sustentável. Por essa razão, torna-se cada vez mais importante compreender os determinantes do comportamento de consumo sustentável e desenvolver estratégias de marketing verde para responder da melhor forma às necessidades da população. O plástico é um dos materiais com maior abundância na nossa sociedade e uma das mais importantes fontes de poluição que requer atenção imediata. Embora o plástico seja um dos maiores agentes dos danos ambientais, quase todas as garrafas são feitas de plástico de utilização única e o seu consumo não para de aumentar. Desta forma, o presente estudo examina os fatores que explicam a intenção de reduzir o uso de garrafas de plástico de utilização única. A pesquisa baseia-se na Teoria do Comportamento Planeado estendida, com a inclusão de duas variáveis: a conveniência e a preocupação ambiental. Para isso, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com a elaboração de um inquérito por questionário online a uma amostra de 217 consumidores. Os resultados indicam que o controlo percebido e a preocupação ambiental estão positivamente relacionados com a intenção de reduzir o uso de garrafas de plástico de utilização única. Sendo que, foi a preocupação ambiental o determinante com o maior impacto na intenção de redução do uso de garrafas de plástico de utilização única. Além disso, a preocupação ambiental afeta de forma significativamente positiva a atitude face à redução do uso de garrafas de plástico de utilização única. Por último, houve uma diferença estatisticamente significativa de intenção entre os sexos, verificando-se que o sexo feminino apresenta uma intenção mais alta que o sexo masculino na redução do uso de garrafas de plástico de utilização única. Estes resultados contribuem para o desenvolvimento de estratégias adequadas e apropriadas para abordar as questões da poluição de plástico de utilização única.por
dc.description.abstractGiven the growing environmental concern, more and more people are caring about responsible and sustainable consumption. For this reason, it has become increasingly important to understand the determinants of consumers’ sustainable behavior and to develop green marketing strategies to best meet the needs of the population. Plastic is one of the most abundant materials in our society and one of the most important sources of pollution that requires immediate attention. Although plastic is one of the major agents of environmental damage, almost all bottles are made of singleuse plastic and therefore its consumption does not stop increasing. So, this study examines the factors that explain the intention to reduce the usage of single-use plastic bottles. The research builds upon the extended theory of planned behavior, with the inclusion of two variables: convenience and environmental concern. For this, a quantitative methodology was used, with the elaboration of an online survey questionnaire among 217 consumers. The results indicate that the perceived behavior control and environmental concern are positively related to the intention to reduce the usage of single-use plastic bottles. The environmental concern was the major determinant of the intention to reduce the use of single-use plastic bottles. In addition, the environmental concern also significantly affects the attitude towards reducing the use of single-use plastic bottles. Finally, there was a statistically significantly difference of intent between the genders, with females showing a higher intent than males in reducing the use of single-use plastic bottles. These results contribute towards developing adequate and appropriate strategies to address the issues of single-use plastic pollution.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectGarrafas de plástico de utilização únicapor
dc.subjectIntenção de reduçãopor
dc.subjectPreocupação ambientalpor
dc.subjectRedução do consumo de plásticopor
dc.subjectTeoria do comportamento planeadopor
dc.subjectSingle-use plastic bottlepor
dc.subjectIntention to reducepor
dc.subjectEnvironmental concernpor
dc.subjectReduce of plastic consumptionpor
dc.subjectTheory of planned behaviorpor
dc.titleDescartar o descartável: um estudo sobre a intenção de redução do uso de garrafas de plástico de utilização únicapor
dc.title.alternativeDiscarding the disposable: a study regarding the intention to reduce the use of single-use plastic bottlespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202543692por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Nicole Correia.pdf3,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID