Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69445

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Maria Emília Pereirapor
dc.contributor.authorGonçalves, Joana Filipa Nogueirapor
dc.date.accessioned2021-01-19T11:21:32Z-
dc.date.available2021-01-19T11:21:32Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69445-
dc.descriptionProjeto de mestrado em Estudos de Gestãopor
dc.description.abstractA Análise de Funções detém um papel estratégico no desenvolvimento das mais diversas práticas, contribuindo, consequentemente, para a sustentabilidade de uma dada organização. Este projeto teve como finalidade o desenvolvimento de uma monografia de funções, numa organização caracterizada pela sua micro dimensão. Esta monografia serviria para compreender a importância e necessidade de uma Análise e Descrição de Funções atualizada, bem como os contributos da mesma para o processo de Avaliação de Desempenho dos colaboradores de uma empresa. De forma a explorar as perceções dos atores organizacionais chave relativamente aos requisitos e responsabilidades de cada função, optou-se pela realização de uma pesquisa de caráter qualitativo. Assim, foi aplicado um guião de entrevista semiestruturado, a par com a observação participante da investigadora. A partir das respostas dos participantes foi elaborada uma monografia de funções apresentando a descrição de cada função, as competências necessárias para o bom desempenho das mesmas, as habilitações literárias necessárias, a experiência profissional mínima requerida e formações relevantes. De forma a facilitar o processo de uma avaliação de desempenho, foram ainda apontados os indicadores de medida para cada uma das competências. No caso concreto deste projeto, tanto o Manual de Funções como o organigrama foram realizados de raiz, uma vez que não existiam de forma documentada anteriormente. Com o intuito de contribuir, acompanhando o crescimento da organização, para a criação de um Departamento de Recursos Humanos, bem como de alicerçar e alinhar outras práticas de Gestão de Recursos Humanos na monografia de funções, foram realizadas propostas de aplicação destes métodos.por
dc.description.abstractJob analysis has a strategic role in the development of several practices and undeniably promotes the sustainability of an organization. The main goal of this project was the creation and development of a monograph of the different jobs from an organization characterized by its small dimension. This monograph would allow for the comprehension of the importance of an up-to-date function description and analysis, as well as its relevance regarding the performance assessment of the company’s collaborators. In order to explore the perceptions of every key element of the organization, explicitly concerning the requirements and responsibilities of each role, a qualitative research was conducted. Resorting to a semi structured script, this approach also relied on participant observation. The participants’ responses allowed for the elaboration of a function monograph, providing a description of each job, the required skills and competencies for a successful performance, information regarding academic qualifications, the minimum professional experience required, as well as any relevant training. Aiming to promote the performance assessment process, several indicators of measure were suggested. In the specific case of this project, both the Jobs Description Manual and the organizational chart were made from scratch, since these had not been previously documented in any way. With the solid intent of contributing to the creation of a Human Resources Department in the company, as well as to uphold and align different practices regarding Human Resources in the job’s description, propositions were made aiming for the application of these methods.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAnálise de funçõespor
dc.subjectGestão de competênciaspor
dc.subjectMicroempresapor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectCompetency managementpor
dc.subjectHuman resourcespor
dc.subjectJob analysispor
dc.subjectMicroenterprisepor
dc.titleAnálise de funções: a sua importância e aplicação no caso de uma microempresapor
dc.title.alternativeJob analysis: its importance and application in a microenterprisepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202537285por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Filipa Nogueira Goncalves MEG.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID