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TítuloA avaliação de desempenho numa instituição de solidariedade social
Outro(s) título(s)Performance evaluation in a social charity institution
Autor(es)Vilaça, Cátia Sofia Martins
Orientador(es)Fernandes, Natália
Palavras-chaveAvaliação de desempenho
Competências especificas
Gestão por competências
Data2019
Resumo(s)O presente estudo tem como principal objetivo compreender qual o melhor sistema de avaliação a ser implementado numa instituição de solidariedade social. Mais especificamente, pretende-se perceber como um sistema de avaliação pode tornar a instituição cada vez mais competente. Para isso desenvolveu-se um estudo, no âmbito do qual foram obtidos dados por meio de inquéritos por questionário, dirigidos aos colaboradores e seus superiores hierárquicos, bem como através de entrevistas, realizadas às diretoras técnicas e encarregadas gerais. O objetivo deste estudo era aferir qual a perceção de todos os membros da instituição sobre sistemas de avaliação de desempenho. Os resultados obtidos permitem concluir que nesta organização não existe um sistema de avaliação ajustado à cultura da mesma. Contudo, constatase que existe por parte dos colaboradores uma abertura para a sua implementação, logo que de maneira justa, imparcial e de acordo com as responsabilidades de cada um. A metodologia utilizada na realização deste estudo é qualitativa e serão utilizados instrumentos que se adequem a este tipo de investigação. Desta forma, para recolha de dados e informação foram utilizados inquéritos por questionário e entrevistas. Pela aplicação destes instrumentos e posterior análise de resultados foi possível concluir que o método de avaliação mais adequado à instituição em causa seria o método de gestão de competências. Este é um método que defende o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores da instituição.
The present study’s main goal is to understand which evaluation system better serves the purposes of a social charity institution. Moreover, we intend to analyze how and to what levels an evaluation system can raise the institution in cause. In order to achieve those goals a study was developed. In that study we obtained data trough question forms, applied to the employees and their superiors, as well as trough interviews, conducted with the technical directors and main foremen. The purpose of this study was to understand the perception of all the institution employees about performance evaluation systems. The results allow to conclude that in this institution there are no adequate evaluation systems in place. Despite that, the employees consider these performance evaluation systems to be necessary and are open to it´s implementation, as long as they are organized in a just and impartial way and according to each ones’ responsibilities. The methodology used in conducting this study was a qualitative one, and research instruments considered to be suitable were put in place. The procedures used to harvest data in this study were mainly question forms and interviews. Trough the analysis of the ensuing results was possible to conclude that the most suitable performance evaluation system to implement would be a skills managing method. This method in particular favors the growth and development of the institution’s employees.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69165
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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