Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69164
Título: | Avaliação do impacto da formação dos docentes da área geográfica de um Centro de Formação de Associação de Escolas |
Outro(s) título(s): | Impact assessment of teacher training in the geographic area of a School Association Training Center |
Autor(es): | Ferreira, Ana Sofia Teixeira |
Orientador(es): | Antunes, Fátima |
Palavras-chave: | Avaliação da formação Avaliação do impacto da formação Desenvolvimento pessoal Profissional e organizacional Educação e formação Formação profissional contínua de docentes Education and training Impact assessment of training Ongoing professional training of teachers Personal Professional and organizational development Training evaluation |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Apresentando como título “Avaliação do impacto da formação dos docentes da área geográfica de um
Centro de Formação de Associação de Escolas”, a problemática geral tratada na
intervenção/investigação é a formação profissional contínua de docentes e a problemática específica
a avaliação do impacto da formação. O direito à formação contínua de docentes é um direito expresso
na Lei de Bases do Sistema Educativo proporcionando-lhes a aquisição conhecimentos e
competências que lhes permitam executar melhor as suas funções e até mesmo desenvolver novas
concretizações das mesmas. A formação contínua é crucial para o desenvolvimento pessoal,
profissional dos docentes e também organizacional. Assim sendo, a nossa intervenção realizou-se num
Centro de Formação de Associação de Escolas situado no norte do país, mais concretamente no
distrito de Braga. Por meio de um estudo de caso e de instrumentos de recolha de informação
construídos (entrevista semiestruturada e inquérito por questionário) procedeu-se à avaliação do
impacto da formação, tendo como principal objetivo averiguar os efeitos da formação nos docentes,
na organização onde exercem as suas funções e, de uma forma não tão aprofundada, nos seus
discentes. Através de uma avaliação da satisfação dos formandos, os resultados obtidos no presente
estudo permitem concluir que, na generalidade, as ações de formação corresponderam às suas
necessidades (profissionais, pessoais e organizacionais). O mesmo resultado foi obtido na avaliação
do impacto em que o público-alvo afirma verificar mudanças após a formação em diferentes âmbitos:
seja na mudança de práticas; seja na própria mudança de atitude; seja na evolução do agrupamento
de escolas/escola onde se encontra a exercer as suas funções. With the title “Impact Assessment of Teacher Training in the Geographic Area of a School Association Training Center”, the general issue addressed in this intervention/research is the continuing professional training of teachers and the specific problem of the assessment of the impact of formation. The right to ongoing education for teachers is a right expressed in the Basic Law of the Educational System, providing them with the acquisition of knowledge and skills that enable them to better perform their functions and even develop new achievements. Ongoing education is crucial for personal, professional and organizational development. Therefore, our intervention took place in a School Association Training Center located in the north of the country, specifically in the district of Braga. Through a case study and built information collection instruments (semi-structured interview and questionnaire survey), the impact of the training was assessed, with the main goal on investigating the effects of training on teachers, on the organization where they perform their activities and, not so deeply, on their students. Through an evaluation of the satisfaction of the students, the results obtained in this study allow us to conclude that, in general, the training actions matched their needs (professional, personal and organizational). The same result was obtained on the impact assessment in which the target audience claims to confirm changes after training in different areas: either in changing practices; whether in the attitude change itself; whether in the evolution of the school / school grouping where they perform their functions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69164 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Sofia Teixiera Ferreira.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons