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https://hdl.handle.net/1822/69102
Título: | Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados |
Outro(s) título(s): | Transfer of training in the workplace: the role of peer and supervisor support in newly graduated |
Autor(es): | Ferreira, Tiago Jorge Almeida |
Orientador(es): | Veloso, Ana |
Palavras-chave: | Suporte dos pares Suporte dos supervisores Motivação para transferir Transferência de conhecimento Recém-graduados Peer support Supervisor support Motivation to transfer Transfer of training Recent graduates |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Com este estudo pretende-se compreender o impacto de dois tipos de suporte no local de trabalho, nomeadamente o suporte dos pares e supervisores, na transferência de conhecimento. Também se analisou o papel mediador da motivação para transferir o conhecimento na relação entre os dois suportes e a transferência de conhecimento. A amostra é constituída por 50 trabalhadores recém-graduados, de diversas empresas e universidades, na área da engenharia. Os resultados mostraram que, embora ambos desempenhem um papel importante na transferência, o suporte dos supervisores tem um impacto maior. Por outro lado, o suporte dos pares desempenha um papel significativo na motivação para transferir o conhecimento adquirido na formação, para o local de trabalho. Os resultados da análise da mediação indicam que ambos os suportes têm um efeito indireto estatisticamente significativo na transferência de conhecimento através da motivação para transferir. A análise qualitativa revelou que os recém-graduados percebem o suporte dos supervisores como mais importante para a transferência de conhecimento, e o suporte dos pares para a manutenção dos novos comportamentos aprendidos na formação. This study aims to understand the impact of two types of support in the workplace, namely peer and supervisor support, on transfer of training. The mediating role of the motivation to transfer knowledge in the relationship between the two supports and the transfer of knowledge was also analysed. The sample consists of 50 recent graduates from various companies and universities in the field of engineering. The results showed that, although both play an important role in the transfer, the support of supervisors has a greater impact. On the other hand, peer support plays a significant role in motivating the transfer of training. The results of the mediation analysis indicate that both supports have a statistically significant indirect effect on the transfer of training through the motivation to transfer. The qualitative analysis revealed that recent graduates perceive the support of supervisors as most important for the transfer of training, and the support of peers for maintaining the new behaviours learned in the training. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69102 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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