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https://hdl.handle.net/1822/6882
Título: | Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
Autor(es): | Pereira, M. Graça Moreira, Paulo |
Palavras-chave: | Promoção da saúde Toxicodependência Intervenção em escolas primárias Health promotion Drugs prevention Basic school´s intervention |
Data: | 2000 |
Revista: | Análise Psicológica |
Citação: | "Análise Psicológica". ISSN 0870-8231. 18:4 (2000) 455-463. |
Resumo(s): | A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas.
“Crescer a Brincar” é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e
afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação,o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente “Sede de Viver”, instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental. The main purpose of the study was the evaluation of the efficacy of a primary prevention addiction program “Growing up Playing” with children in basic school. A number of studies have demonstrated the efficacy of the multimodal models in primary prevention programs. This study employed a socio-affective model (Negreiros de Carvalho, 1991). A sample of 109 children participated. A Pré-Post test design with control group was employed. The measures used included the CABS (Michelson & Mood, 1982) that measures communication style, the CDI (Kovacs, 1985) that measures depression, the SPPC (Harter, 1985) for self-concept and a new instrument “Eager to Live” (cartoons) created for the purpose of the study that assessed peers’ pressure, decision making and assertive style. Results and research implications are presented and discussed. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6882 |
ISSN: | 0870-8231 |
Versão da editora: | http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_issues&pid=0870-8231&lng=pt&nrm=iso |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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