Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68798

TítuloSociedade e crise(s)
Editor(es)Oliveira, Madalena
Machado, Helena
Sarmento, João Carlos Vicente
Ribeiro, Maria do Carmo Franco
Data2020
EditoraUMinho Editora
CitaçãoOliveira, M., Machado, H., Sarmento, J. & Ribeiro, M. do C. (Eds.). (2020). Sociedade e crise(s). Braga: UMinho Editora.
Resumo(s)O conceito de crise é particularmente caro às Ciências Sociais. E é-o não apenas no domínio da ciência económica ou política, mas também da Sociologia, da História, da Antropologia, da Educação, da Geografia e da Comunicação. Se no campo da saúde, ela é entendida como uma perturbação momentânea, uma circunstância de anormalidade que afeta o funcionamento regular de um organismo, no campo social, para onde se transporta com o mesmo sentido, a crise também diz respeito a uma certa ideia de interrupção, de descontinuidade, de alteração – por vezes, abrupta – das condições de vida. A metáfora da crise, explica R. J. Holton, terá sido transposta para a reflexão sobre a sociedade como uma forma de perspetivar “as perceções de patologia social, de colapso social e de desorganização” (Holton, 1987, p. 504). É para o corpo social um fenómeno equivalente ao que fragiliza o corpo físico quando confrontado com a ameaça da enfermidade.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68798
e-ISBN978-989-8974-30-3
DOI10.21814/uminho.ed.21
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.21
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
UMinho Editora - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020 Livro Crises.pdf4,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID