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dc.contributor.advisorVilarinho, Emíliapor
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Lúcia Alvespor
dc.date.accessioned2020-12-23T15:08:07Z-
dc.date.available2020-12-23T15:08:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68713-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio Curricular apresenta um estudo de caso desenvolvido em contexto autárquico no Município de Vila Verde, onde se procurou conhecer e analisar o ciclo de formação existente e identificar as representações dos trabalhadores e chefias no que concerne à formação. Em Portugal, a Formação Profissional tem registado ao longo dos últimos anos um destaque considerável no mundo do trabalho. Apesar de se observarem diferentes tendências ao nível da conceção e das práticas de gestão da formação, existe algum consenso em torno da importância da formação para a melhoria do desempenho dos trabalhadores ao proporcionar o desenvolvimento contínuo das suas competências e para a melhoria das organizações. No contexto da Admistração local, ao longo das últimas décadas, a Formação Profissional tem sido assumida como uma estratégia de recursos humanos potenciadora da melhoria do serviço público prestado às comunidades e cidadãos. No âmbito do estudo realizado no Município de Vila Verde, foram consideradas todas as fases do ciclo de formação, desde o levantamento de necessidades e acesso à formação; à gestão, desenvolvimento e execução do plano de formação e à avaliação da formação. Foi aplicada uma metodologia mista, recorrendo à observação participante, à análise documental, à entrevista e ao inquérito por questionário, como técnicas de recolha de dados e à análise de conteúdo e estatística para o tratamento da informação Este estudo permitiu observar unanimidade nas chefias quanto aos benefícios da formação no desenvolvimento profissional e pessoal do sujeito, ainda que se constata que algumas práticas não traduzem este entendimento. Nos outros trabalhadores a formação não é entendida do mesmo modo por todos e as atitudes face à mesma são diversas. O ciclo da formação e os dispositivos criados revelam uma tendência de melhoria contínua, apesar de serem identificadas fragilidades e constrangimentos no processo de implementação. Os instrumentos de avaliação da formação não estão a conseguir obter informação significativa para análise dos efeitos da formação.por
dc.description.abstractThis Curricular Internship Report presents a case study developed in a municipal context in the Municipality of Vila Verde, where we sought to find and analyze the existing training cycle, as well as, identify the representations of workers and Municipal Managers with regard to training. In Portugal, Vocational Training has over the last years been a considerable highlight in the world of work. Although different trends in training design and management practices are observed, there is some consensus on the importance of training to improve the workers' performance allowing for the continuous development of their skills and the improvement of organizations. In the context of local administration, over the last decades, vocational training has been assumed as a human resources strategy that enhances the improvement of public service provided to communities and citizens. In the scope of the study carried out in the Municipality of Vila Verde, all phases of the training cycle were considered, from assessment needs and training access to the management, development and implementation of the training plan and the evaluation of training. A mixed methodology was applied using participant observation, document analysis, interview and questionnaire inquiry as data collection techniques, as well as, content and statistical analysis for the treatment of information. This study allowed us to observe unanimity in the management regarding the benefits of training in the professional and personal development of the individual, although it appears that some practices do not reflect this understanding. In other workers, however, training is not understood in the same way by all and the attitudes towards it are diverse. The training cycle and the devices created show a tendency for continuous improvement, although weaknesses and constraints in the implementation process are identified. Training assessment tools are failing to obtain meaningful information to analyze the effects of training.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAvaliação da formaçãopor
dc.subjectCiclo da formaçãopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectMunicípiospor
dc.subjectRepresentações da formaçãopor
dc.subjectCountiespor
dc.subjectFormation cyclepor
dc.subjectTraining evaluationpor
dc.subjectTraining representationspor
dc.subjectVocational trainingpor
dc.titleCiclo da formação do Município de Vila Verde: análise a partir da observação e das vozes de trabalhadores e chefiaspor
dc.title.alternativeVila Verde Municipality training cycle: analysis from the observation and voices of workers and municipal managerspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202527239por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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