Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68699

TítuloO impacto da avaliação das aprendizagens na motivação e sucesso escolar: um estudo de caso no ensino técnico médio integrado do IFRN Santa Cruz
Outro(s) título(s)The impact of learning assessments on motivation and school success: a case study in the Integrated Technical Education of the IFRN Santa Cruz
Autor(es)Gobbi, Cristiano Rodrigo
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveAvaliação de aprendizagem
IFRN
Motivação
Sucesso escolar
Learning assessment
Motivation
School success
Data2020
Resumo(s)Nos Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos de nível médio integrado do campus Santa Cruz a aprendizagem é considerada como um processo de construção do conhecimento, neste sentido, a avaliação da aprendizagem assume uma postura diagnóstica e processual com ênfase em dimensões qualitativas/valorativas e com ambição emancipatória. O objetivo deste trabalho é caracterizar práticas de avaliação geradoras de sucesso/insucesso escolar, identificar as percepções que os professores e estudantes têm da avaliação e propor práticas avaliativas promotoras de sucesso escolar. Ao pretendermos investigar de que forma as práticas de avaliação potenciam a motivação dos estudantes, e também quais as melhores práticas para o sucesso escolar, optamos por desenvolver uma pesquisa tipo estudo de caso, focada num contexto específico, de cariz qualitativa, de modo a caracterizar os aspectos associados às questões e aos objetivos da pesquisa. Em relação aos procedimentos para coleta de dados, optou-se pela Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo. A Pesquisa de Campo ocorreu no Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)1, a qual se justificou pela oportunidade de que o pesquisador manteve contato com o cenário do objeto de estudo, propiciando a captação dos dados necessários, como também tornando possível a observação do cenário real da pesquisa. Observamos que a prática avaliativa na instituição investigada, em parte, se articula com a concepção teórica e com as normas que fundamentam a proposta apresentada no Projeto Político-Pedagógico, nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Mecânica e Informática e na Regulamentação da Educação Profissional Técnica, de Nível Médio Integrado. Acerca das concepções de avaliação da aprendizagem dos estudantes dos cursos técnicos de Mecânica e Informática percebe-se que, mais de metade dos estudantes entrevistados, encontram nos critérios de avaliação adotados pelos docentes motivação para concluírem seus estudos, contudo, uma parcela igualmente significativa declara o oposto. Em relação aos tipos de avaliação de aprendizagem mais utilizados pelos docentes dos cursos técnicos de Mecânica e Informática, do IFRN – Campus Santa Cruz e como estes têm contribuído para a motivação e sucesso acadêmico, constatamos que, a maior parte dos professores entrevistados, adotam instrumentos de avaliação instigantes, que motivam a aprendizagem dos estudantes. Entretanto, uma outra fração defende o uso destas ferramentas com o intuito de mensurar resultados.
In the Pedagogical Projects of the integrated technical courses of the Santa Cruz campus, learning is considered as a process of knowledge construction, in this sense, the assessment of learning assumes a diagnostic and procedural stance with emphasis on qualitative / evaluative dimensions and with an emancipatory ambition. . The objective of this work is to characterize evaluation practices that generate school success / failure, to identify the perceptions that teachers and students have of the evaluation and to propose evaluative practices that promote school success. When we intend to investigate how assessment practices enhance students' motivation and also what are the best practices for school success, we chose to develop a case study research, focused on a specific context, of a qualitative nature, in order to characterize the associated aspects research questions and objectives. Regarding the procedures for data collection, we opted for Bibliographic Research, Documentary Research and Field Research. The Field Research took place at the Santa Cruz Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN)2, which was justified by the opportunity that the researcher maintained contact with the scenario of the object of study, enabling the capture necessary data, as well as making it possible to observe the real research scenario. We observed that the evaluative practice in the investigated institution, in part, is articulated with the theoretical conception and with the norms that base the proposal presented in the Political-Pedagogical Project, in the Pedagogical Projects of the Mechanics and Informatics courses and in the Regulation of Technical Professional Education, Integrated Medium Level. Regarding the conceptions of students' appraisal of learning in technical courses in Mechanics and Informatics, it can be seen that more than half of the interviewed students find in the evaluation standard adopted by teachers motivation to complete their studies, however, an equally significant portion declares the opposite. Regarding the types of learning assessment most used by professors in the technical courses in Mechanics and Informatics, at IFRN - Campus Santa Cruz and how they have contributed to academic motivation and success, we found that most of the interviewed teachers adopt instruments thought-provoking assessment methods that motivate student learning. However, another faction defends the use of these tools in order to measure results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68699
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristiano Rodrigo Gobbi.pdf5,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID