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https://hdl.handle.net/1822/68539
Título: | Characterizing the therapist’s responsiveness when using supporting and challenging interventions: a case study |
Outro(s) título(s): | Caracterização da responsividade do terapeuta quando usa intervenções de suporte ou desafio: um estudo de caso |
Autor(es): | Rodrigues, Joana Gabriela Costa Pinho |
Orientador(es): | Ribeiro, Eugénia Pinto, Dulce Patrícia Vale Vasconcelos |
Palavras-chave: | Appropriate responsiveness Case study Challenge interventions Supporting interventions Therapeutic collaboration Colaboração terapêutica Estudo de caso Intervenções de desafio Intervenções de suporte Responsividade apropriada |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Appropriate responsiveness is an important skill for a therapist and thus should be trained and developed.
To be appropriately responsive is to know what the client needs and how he needs it in any given moment
during the therapeutic process. Appropriately responsive interventions, by the therapist, favor client’s
validation, consequently, contributing to the development of the therapeutic collaboration and enhancing
the therapeutic process. This case study had the objective of understanding if specific therapeutic skills
demonstrate a pattern of more or less responsiveness. In this sense we used the Therapeutic
Collaboration Coding System, which allowed us to analyze the client’s responses to the therapist’s various
interventions. The results show that, independently of the type of specific skill utilized, the therapist tends
to be responsive when he supports the client’s perspective. Based on the client’s responses, when the
therapist challenges the client’s perspective, she tends to be more responsive when inviting the client to
adopt a new action and less responsive when confronting or inviting the client to explore a hypothetical
scenario. Responsividade apropriada é uma competência importante para um terapeuta, pelo que deve ser treinada e desenvolvida. Ser responsivo de forma apropriada é saber o que o cliente necessita e como é que o necessita em cada momento do processo terapêutico. Intervenções apropriadamente responsivas, por parte do terapeuta, favorecem a validação do cliente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da colaboração terapêutica e melhorando o processo terapêutico. Este estudo de caso teve como objetivo entender se competências terapêuticas especificas, demonstram um padrão de maior ou menor responsividade. Nesse sentido usamos o Sistema de Codificação da Colaboração Terapêutica, o que nos permitiu analisar as respostas do cliente às várias intervenções do terapeuta. Os resultados demonstram que independentemente do tipo de competência específica usada, o terapeuta tende a ser responsivo quando suporta a perspetiva do cliente. Com base nas respostas do cliente, quando o terapeuta desafia a perspetiva, do cliente, tende a ser mais responsivo quando convida o cliente a adotar uma nova ação e menos responsivo quando o confronta ou convida a explorar um cenário hipotético. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68539 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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