Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/67939

TitleO levantamento de necessidades de formação no contexto hospitalar: reflexões para o seu aperfeiçoamento
Other titlesAssessment training needs in the hospital context: reflections for their improvement
Author(s)Miranda, Ângela Catarina da Silva
Advisor(s)Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
KeywordsEducação
Formação
Necessidades
Education
Training
Needs
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório enquadra-se no âmbito do 2º ano do Mestrado em Educação - Formação, Trabalho e Recursos Humanos - e versa sobre a intervenção e investigação produzida no âmbito do contexto de estágio que incidiu numa Unidade de Saúde do Norte de Portugal. A intervenção/ investigação incidiu nos processos de gestão da formação do Departamento R. da Unidade de Saúde e incidiu sobre a problemática do levantamento de necessidades de formação. Ao longo do tempo, o termo necessidade tem-se evidenciado um pouco ambíguo, apresentando várias perspetivas teóricas. Desta forma, pretendemos conhecer as perceções que os trabalhadores tinham acerca da formação contínua, no âmbito do processo de levantamento de necessidades de/em formação desenvolvida na organização e, numa segunda fase da investigação, pretendemos refletir sobre as diferentes necessidades de formação de um grupo de profissionais numa Unidade de Saúde da Região Norte - o grupo dos profissionais dos Secretariado. No desenvolvimento do estudo desta problemática, desenvolvemos uma investigação qualitativa, através de um estudo de caso que incluiu como técnicas de investigação as entrevistas a profissionais de vários sectores, a análise documental e a análise de conteúdo, como técnica de tratamento dos dados obtidos. Em três momentos diferentes e na tentativa de um melhor conhecimento, as entrevistas incluíram três categorias profissionais distintas, com a finalidade de compreender o modo como era efetuado o processo de levantamento de necessidades. Os dados obtidos na investigação revelam sobretudo que quando questionados acerca das necessidades formativas que encontram na sua atividade laboral, a maioria dos profissionais entrevistados do sector do secretariado demonstra grandes dificuldades em fazê-lo. Para além disso, os procedimentos de análise de necessidades de formação não contemplavam a participação de vários trabalhadores, sendo maioritariamente as chefias a orientar estes processos. Neste sentido, o nosso estágio desenvolveu-se no sentido de apresentar uma nova proposta de um dispositivo de levantamento de necessidades de formação que foi implementado no sector dos profissionais do secretariado. Por intermédio das entrevistas realizadas, procurou-se dar “voz” aos profissionais sobre as reais necessidades que encontram no seu dia-a-dia.
This report is part of the 2nd year of the Master's Degree in Education - Training, Work and Human Resources - and deals with the intervention and research produced within the context of internship that took place in a Health Unit in the Northern Region of Portugal. The intervention / research focused on the training management processes of the Departament R. of the Health Unit and focused on the problem of training needs assessment. Over time, the term need has been somewhat ambiguous, presenting several theoretical perspectives. In this way, we intend to know the workers’ perceptions of continuing training, as part of the process of assessment of/in training needs developed in the organization and, in a second phase of the investigation, we intend to reflect about the different training needs of a group of professionals from the Northern Region Health Unit - the group of professionals from the Secretariat. When developing the study, we developed a qualitative research through a case study that included as research techniques, interviews with professionals from various sectors, document analysis and content analysis, as a technique for processing the data obtained. In three different occasions and in an attempt to get a better understanding, the interviews included three distinct professional categories in order to understand how the needs assessment process was carried out. The data obtained from the research reveal that when asked about the training needs they encounter in their work, most of the professionals interviewed in the secretariat sector show many difficulties. Besides that, the training needs analysis procedures did not include the participation of several workers, most of them were supervisiors guiding these processes. In this sense, our internship has been developed to present a new proposal for a training needs assessment device that has been implemented in the secretariat sector. Through the interviews, we attempted to find “voice” to professionals about the real needs they encounter in their daily lives.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67939
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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