Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67657

TítuloJogo social simbólico e o efeito preditor da sensibilidade materna: um estudo com crianças prematuras em idade pré-escolar
Outro(s) título(s)Social symbolic play and the predictive effect of maternal sensitivity: a study with preterm children in preschool age
Autor(es)Sá, Cindy Rego
Orientador(es)Mesquita, Ana Raquel Marcelino
Baptista, Joana Isabel Soares
Palavras-chavePrematuridade
Jogo social simbólico
Sensibilidade materna
Prematurity
Social symbolic play
Maternal sensitivity
Data2020
Resumo(s)Este estudo pretendeu analisar a relação entre a idade gestacional e a competência de jogo social simbólico, em crianças prematuras, bem como o efeito preditor da sensibilidade materna. A amostra foi constituída por 83 díades mãe-criança com crianças com idades compreendidas entre os 40 e os 46 meses. A competência de jogo social simbólico foi avaliada através de duas sessões de jogo estruturado, cujas pontuações quando combinadas numa equação refletem a capacidade de a criança integrar as sugestões de jogo do investigador. A sensibilidade materna foi avaliada através de uma interação mãecrian ça com dois episódios cotados de acordo com a Escala de Sensibilidade Vs Insensibilidade de Ainsworth. Os resultados revelam não haver uma associação significativa entre a idade gestacional e a capacidade de jogo social simbólico, mas indicam que maior sensibilidade materna está associada a maior competência de jogo social simbólico. Contudo, através da análise de regressão, verificou-se que a sensibilidade materna não se constitui como um preditor significativo de jogo social simbólico, controlando o QI da criança, o risco neonatal e o nível de escolaridade materno. Os resultados ressaltam a necessidade de se continuar a explorar o jogo social simbólico e o impacto da qualidade da interação mãe-criança no desenvolvimento de competências sociocognitivas de crianças prematuras, em idade pré-escolar.
This study aimed to analyze the relationship between gestational age and the competence in social symbolic play in preterm children as well as the predictive effect of maternal sensitivity. The sample was constituted by 83 dyads mother-child with children who were about 40 to 46 months old. The social symbolic play was assessed through two structured play sessions whose scores, when combined in an equation, reflect the child’s ability to integrate the experimenter’s play suggestions. The maternal sensitivity was measured through a mother-child interaction with two episodes rated according to the Ainsworth’s Sensitivity Vs Scale. The results don’t reveal a significant association between gestational age and children’s social symbolic play scores but show that greater maternal sensitivity is associated with greater competence in social symbolic play. However, through the regression analyses, it was found that maternal sensitivity is not a significant predictor of social symbolic play, controlling children’s IQ, neonatal risk and maternal educational level. The results highlight the need to continue to explore the social symbolic play and the impact of the quality of mother-child interaction on the development of socio-cognitive skills of preterm children, in preschool age.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67657
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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