Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/67579

TitleEscrita expressiva no bem-estar: impacto das experiências difíceis e dos recursos
Other titlesExpressive writing on well-being: impact of difficult experiences and resources
Author(s)Alves, Ana Luísa Cunha
Advisor(s)Batista, João
Gonçalves, Miguel M.
KeywordsEscrita expressiva
Experiências difíceis
Recursos
Bem-estar
Expressive writing
Difficult experiences
Resources
Well-being
Issue date2020
Abstract(s)A escrita sobre acontecimentos emocionalmente significativos tem sido associada a benefícios na saúde e bem-estar psicológico. Estudos apontam a escrita sobre experiências positivas como benéfica, direcionando o indivíduo para um desenvolvimento saudável. Este estudo pretende analisar qual o impacto do paradigma original de Pennebaker e uma variação deste centrada nos recursos do indivíduo, no bem-estar de uma amostra saudável. Participaram neste estudo 50 indivíduos, com idades entre 17 e 41 anos. Para avaliar o bem-estar e sofrimento foram aplicados o Outcome Questionnaire 10.2 (OQ-10.2), a Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESCV). Para os hábitos de escrita e perceção da tarefa foram usadas questões construídas para o efeito. Nos participantes que escreveram sobre experiências difíceis houve uma diminuição do afeto negativo (p= .019), enquanto os participantes que escreveram sobre recursos apresentaram um aumento da satisfação com a vida (p= .034). O impacto foi maioritariamente cognitivo e está associado à promoção de emoções positivas. Apesar de os efeitos dos paradigmas terem sido ligeiros, mostraram que ambos produzem algum impacto positivo, sugerindo que a Escrita Expressiva apresenta um ligeiro impacto no bem-estar. Contudo estes resultados devem interpretar-se com reserva e novas investigações são necessárias.
Writing about significant emotionally events has been linked to health and psychological well-being benefits. Studies point out that writing about positive experiences is beneficial, directing the individual towards healthy development. This study aims to analyze the impact of the original Pennebaker paradigm and a variation of this centered on the individual's resources, on the well-being of a healthy sample. Fifty participants have taken part of in this study, aged between 17 and 41 years. To assess well-being and suffering, the Outcome Questionnaire 10.2 (OQ-10.2), the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) and the Life Satisfaction Scale (ESCV) were applied. For writing habits and task perception, questions built for that purpose were used. In the participants who wrote about difficult experiences, there was a decrease in negative affect (p = .019), while the participants who wrote about resources showed an increase in life satisfaction (p = .034). The impact was mostly cognitive and is associated with the promotion of positive emotions. Although the effects of the paradigms were slight, they showed that both produce some positive impact, suggesting that Expressive Writing has a slight impact on well-being. However, these results must be interpreted with reserve and further investigations are necessary.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67579
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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