Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67574

TítuloO papel das redes sociais na relação com os públicos internos das organizações
Outro(s) título(s)The role of social networks in relation to internal communications
Autor(es)Ruão, Teresa
Lopes, Ana Isabel Loureiro
Palavras-chaveComunicação interna
Redes sociais
Comunicação vertical
Comunicação horizontal
Mudança organizacional
Internal communication
Social network
Vertical communication
Horizontal communication
Organizational change
Comunicación interna
Redes sociales
Comunicación vertical
Comunicación horizontal
Cambio organizacional
Data2018
EditoraUniversitat de Vic - Universitat Central de Catalunya (UVic). Facultad de Empresa y Comunicación
RevistaObra Digital
CitaçãoRuão, T. & Lopes, A. (2017). O papel das redes sociais na relação com os públicos internos das organizações. Obra Digital, (15), 51-66. https://doi.org/10.25029/od.2018.136.15
Resumo(s)Este artigo reflete sobre a introdução de redes sociais na comunicação interna das organizações, centrando-se na análise da sua utilidade para a interação formal e desempenho de tarefas. Foi estudada uma empresa multinacional que criou uma rede social interna e que se depara com resistências na sua adoção. Foram analisadas as respostas ao inquérito anual distribuído aos colaboradores e dados primários recolhidos via observação direta. O objetivo da análise foi perceber o grau de penetração da rede social na organização, descobrir a sua importância percebida e identificar os fatores que influenciaram a sua implementação. Desenvolveram- se algumas orientações sobre o processo de mudança organizacional implicado.
We consider the introduction of social networks in internal communications, analysing their use for formal interaction and task performance. This is a case study of a multinational company that created an internal social network and is facing resistance to adoption. We analysed responses to the annual staff survey and primary data collected through direct observation. The goal of the analysis was to understand the degree of social network penetration in the organisation, to gauge its perceived importance and to identify factors influencing implementation. We have proposed some guidelines on managing organisational change processes.
Este artículo se refleja en la introducción de redes sociales en la comunicación interna de las organizaciones, centrándose en el análisis de su utilidad para la interacción formal y el desempeño de las tareas. Se realizó el estúdio de una empresa multinacional que creó una red social interna y que se enfrenta a resistencias en su adopción. Se analizaron las respuestas a la encuesta anual distribuida a los colaboradores y los datos primarios recogidos vía observación directa. El objetivo del análisis fue percibir el grado de penetración de la red social en la organización, descubrir su importancia e identificar los factores que influenciaron su implementación. Se han desarrollado algunas notas sobre el proceso de cambio organizacional implicado.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67574
DOI10.25029/od.2018.136.15
ISSN2462-6384
e-ISSN2014-5039
Versão da editorahttps://doi.org/10.25029/od.2018.136.15
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals
DCC - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Ruao_Lopes_El-papel-de-las-redes-sociales-con-el-publico-interno.pdf386,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID