Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67319

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Natália P.por
dc.contributor.authorFrutuoso, Lucas Fernandespor
dc.date.accessioned2020-10-07T10:20:53Z-
dc.date.available2020-10-07T10:20:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67319-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractNo estudo realizado, foi levado a cabo uma investigação sobre o desempenho das empresas portuguesas em relação ao comércio eletrónico. O estudo elaborado, procurou encontrar as dinâmicas existentes de diferenças estatísticas significativas entre si, e características das empresas portuguesas perante a forma usada de comércio eletrónico. Com base em dados secundários fornecidos pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), através dos inquéritos efetuados pelo mesmo nos anos 2008 e 2016, chamado Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (IUTIC). Foi possível determinar as características das empresas que realizam comércio eletrónico, verificamos as diferenças nos lucros e vendas entre as empresas que realizam ou não comércio eletrónico em Portugal no ano de 2018. Fizemos a análise à amostra global e ainda em subgrupos de amostras definidas em termos de dimensão da empresa – micro, pequena, média e grande empresa. Com os resultados adquiridos concluímos, que houve um aumento de adesão pelas empresas, ao comércio eletrónico na forma mais simples, no sistema Business-to-Comumer e uma redução do Business-to-Bussiness. O desempenho das empresas medido pelas receitas e lucros em termos estatísticos é superior nas empresas que usam comércio eletrónico. Na análise dos subgrupos da amostra, definidos pela dimensão das empresas, verificamos que cada categoria tem as suas próprias características. Em termos estatísticos analisámos que não existe diferenças estatísticas significativas entre as empresas à exceção das Bussiness-to-Bussiness^Bussiness-to-Comumer.por
dc.description.abstractIn the study carried out, an investigation was carried out on the performance of Portuguese companies in relation to electronic commerce. The elaborated study tried to find the existing dynamics of significant statistical differences between them, and characteristics of Portuguese companies in the face of the used form of electronic commerce. Based on secondary data provided by INE (National Statistics Institute), through surveys carried out by the same in the years 2008 and 2016, called the Survey on the Use of Information and Communication Technologies (IUTIC). It was possible to determine the characteristics of the companies that do electronic commerce, we verified the differences in profits and sales between the companies that do or do not do electronic commerce in Portugal in 2018. We made the analysis to the global sample and also in subgroups of samples defined in terms company size - micro, small, medium and large companies. With the results obtained, we conclude that there was an increase in adherence by companies to electronic commerce in the simplest form, in the Business-to-Comumer system and a reduction in Business-to-Business. The performance of companies measured by revenues and profits in statistical terms is superior in companies that use electronic commerce. In the analysis of the sample subgroups, defined by the size of the companies, we found that each category has its own characteristics. In statistical terms, we analyzed that there are no statistically significant differences between companies except for Bussiness-to-Bussiness ^ Bussiness-to-Comumer.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectB2Bpor
dc.subjectB2Cpor
dc.subjectComércio eletrónicopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectCompaniespor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectPerformancepor
dc.titleComércio eletrónico: análise do desempenho das empresas em Portugalpor
dc.title.alternativeE-commerce: analysis of the performance of companies in Portugalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202523039por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lucas FF PG36473.pdf1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID