Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67305

TítuloA gamificação como estratégia de potencialização da formação partilhada e contínua de professores
Autor(es)Mendes, Ana Gardenia Lima Martins
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveGamificação
Metodologias ativas
Formação partilhada e contínua
Data16-Mai-2020
EditoraUniversidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20)
CitaçãoMendes, A. G. & Lencastre, J. A. (2020). A gamificação como estratégia de potencialização da formação partilhada e contínua de professores. In A. A. A. Carvalho et al. (org.) Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp.439-445). Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20). Universidade de Coimbra.
Resumo(s)Este texto baseia-se em uma proposta de investigação para doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa. A proposta desta investigação é desenvolver, analisar e compreender as contribuições de uma plataforma gamificada para a formação partilhada e contínua em um grupo de estudos e pesquisas. Fundamentando teoricamente, o referencial abrangerá estudos sobre formação contínua e gamificação, além de teorias associadas, como formação partilhada, aprendizagem colaborativa, ensino híbrido e metodologias ativas. A metodologia utilizada será a development research, por fornecer as contribuições relacionadas entre teoria e prática, além de melhor fundamentar todo o processo de acordo com as especificidades que este estudo se dispõe desenvolver. A escolha da gamificação ocorre tanto pela intenção de integrar e discutir as metodologias ativas no processo de formação quanto pela verificação de estudos que demonstram resultados significativos a partir dessa estratégia, favorecendo o protagonismo, a participação e a aprendizagem colaborativa. Espera-se contribuir com um espaço virtual de aprendizagem onde seus participantes possam ser estimulados através dos elementos de gamificação a partilhar seus saberes e práticas educacionais com o uso das TIC de forma contínua, visto que uma das lacunas das formações tradicionais tem sido a falta de alinhamento entre teoria e prática.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67305
ISBN978-972-8627-96-6
Versão da editorahttps://labteuc.wixsite.com/ejml2020
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Atas_EJML2020_Ana_Gardenia.pdf826,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID