Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/67305
Title: | A gamificação como estratégia de potencialização da formação partilhada e contínua de professores |
Author(s): | Mendes, Ana Gardenia Lima Martins Lencastre, José Alberto |
Keywords: | Gamificação Metodologias ativas Formação partilhada e contínua |
Issue date: | 16-May-2020 |
Publisher: | Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20) |
Citation: | Mendes, A. G. & Lencastre, J. A. (2020). A gamificação como estratégia de potencialização da formação partilhada e contínua de professores. In A. A. A. Carvalho et al. (org.) Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp.439-445). Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20). Universidade de Coimbra. |
Abstract(s): | Este texto baseia-se em uma proposta de investigação para doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa. A proposta desta investigação é desenvolver, analisar e compreender as contribuições de uma plataforma gamificada para a formação partilhada e contínua em um grupo de estudos e pesquisas. Fundamentando teoricamente, o referencial abrangerá estudos sobre formação contínua e gamificação, além de teorias associadas, como formação partilhada, aprendizagem colaborativa, ensino híbrido e metodologias ativas. A metodologia utilizada será a development research, por fornecer as contribuições relacionadas entre teoria e prática, além de melhor fundamentar todo o processo de acordo com as especificidades que este estudo se dispõe desenvolver. A escolha da gamificação ocorre tanto pela intenção de integrar e discutir as metodologias ativas no processo de formação quanto pela verificação de estudos que demonstram resultados significativos a partir dessa estratégia, favorecendo o protagonismo, a participação e a aprendizagem colaborativa. Espera-se contribuir com um espaço virtual de aprendizagem onde seus participantes possam ser estimulados através dos elementos de gamificação a partilhar seus saberes e práticas educacionais com o uso das TIC de forma contínua, visto que uma das lacunas das formações tradicionais tem sido a falta de alinhamento entre teoria e prática. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/67305 |
ISBN: | 978-972-8627-96-6 |
Publisher version: | https://labteuc.wixsite.com/ejml2020 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_Atas_EJML2020_Ana_Gardenia.pdf | 826,21 kB | Adobe PDF | View/Open |