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TítuloImplementação de um programa de melhoria de processos numa empresa de reparação automóvel
Autor(es)Sousa, João Batista Teixeira de
Orientador(es)Sampaio, Paulo
Palavras-chaveFerramentas lean
Gestão visual
Melhoria contínua
Produção lean
Produtividade
Lean manufacturing
Visual workplace
Continuous improvement
Lean production
Productivity
Data2020
Resumo(s)A presente dissertação é o resultado do desenvolvimento de um projeto em ambiente empresarial, no âmbito do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. Focou-se na implementação de um programa de melhoria de processos na Carclasse S.A. A metodologia utilizada ao longo desta dissertação foi a Action Research, tendo-se seguido sucessivamente cinco etapas: diagnóstico e definição do problema, planeamento das ações, implementação das ações, avaliação dos resultados e especificação de aprendizagem. A dissertação iniciou-se pela revisão bibliográfica sobre a casa TPS e por uma introdução à metodologia do Lean Production. Os desperdícios Lean e as Ferramentas Lean surgiram como base teórica para obtenção de melhorias de processos. A revisão bibliográfica denotou que os benefícios de uma implementação Lean e as diferentes ferramentas utilizadas no Estudo do Trabalho (cronometragem, amostragem, etc.) foram preponderantes na quantificação dos ganhos obtidos. Paralelamente foi realizada a análise da situação atual da empresa, que demonstrou a existência de desperdícios significativos em tempos de espera e em movimentações. Ao mesmo tempo observou-se uma desorganização acentuada de processos oficinais, processos de gestão de viaturas e uma excessiva falta da utilização, tanto de gestão visual como de Standard Work. Outra dificuldade foi a identificação do ponto de situação de cada viatura que se traduz numa baixa capacidade de resposta para o cliente. Após esta análise, estruturou-se e desenvolveu-se propostas de melhoria com o objetivo de diminuir, ou até mesmo eliminar, todas os problemas diagnosticados. Para este fim, recorreu-se à redefinição do layout do parque de estacionamento, à aplicação de estratégias de gestão visual, à monitorização de processos e aplicação de pré-picking na zona de peças. A implementação destas propostas resultou numa diminuição de tempo de valor não acrescentado (aproximadamente 2090 minutos mensais), num aumento do índice de satisfação do cliente (aumento de 30%) e num aumento de produtividade mensal (19%).
This dissertation is the result of a project that was developed in industrial environment, as part of the 5th grade of the Integrated Master in Industrial Engineering and Management. This project is focused on the implementation of a process improvement at Carclasse, S.A.The methodology used to carry this project was Action Research, comprising five structured phases: diagnosing and problem definition, action planning, action taking, evaluation of the results, learning specifications. This dissertation was initiated by the bibliographic review on a TPS “house” and an introduction to the Lean Production methodology. Lean waste and Lean Tools emerged as a theoretical basis for process improvements. A bibliographic review indicates the benefits of a Lean implementation and the different tools used in the Study of Work (timing, sampling, etc.) were the main factors in the results achieved. At the same time, an analysis of the current situation of the company was carried out, which showed a waste in waiting times and in movements. Also, it was evident the disorganization in the shop processes, vehicle management processes and an excessive lack of use, both in visual management and in Standard Work. Another difficulty was to identify the current state of each vehicle that translates into a low response capacity for the customer. After this analysis was structured and developed proposals for improvement in order to reduce, or even eliminate, all diagnosed problems. To conclude, was necessary redefine the layout of the car park, apply visual management strategies, monitor processes and apply pre-picking in the warehouse. The implementation of these solutions results in a time of non-added value (approximately 2090 minutes per month), an increase in the customer satisfaction index (around thirty per cent) and an increase in monthly productivity (nineteen per cent).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67171
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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