Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6641

TítuloPessoas transparentes, bases de dados e biometria
Autor(es)Curado, Manuel
Palavras-chaveBiometria
Biometrics
Consciência
Consciousness
Próteses mentais
Mental prosthetics
BMI
Subjective experience inductors
Data20-Jun-2007
CitaçãoCOLÓQUIO DE BIOÉTICA DA UNIVERSIDADE DO MINHO, Braga, 2006 – “Colóquio de Bioética da Universidade do Minho : Conferência”. Braga : Universidade do Minho , 2006.
Resumo(s)A consciência subjectiva é o aspecto da vida mental mais difícil de compreender. Não tem paralelo na ordem natural conhecida. É uma realidade única; não se conhece outra semelhante. Cada pessoa é um indivíduo irrepetível e único. Não se sabe por que razão existe consciência, quando poderia não existir, e não se sabe porque é como é, quando poderia ser de infinitos outros modos. Apesar desta ignorância, novos conceitos, tecnologias e formas de organização política estão a alterar o estatuto de singularidade da experiência subjectiva. É feito um inventário de grupos tecnológicos que têm como objectivo alterar a consciência natural e substituí-la progressivamente por formas prostéticas. São dados exemplos de utilizações pacíficas e militares dessas tecnologias. Este processo é integrado na agenda filosófica da Modernidade. Mostra-se como as tentativas de domínio técnico da vida mental são de facto antigas, ao contrário do que parece.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6641
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferencia PESSOAS TRANSPARENTES BASES DE DADOS E BIOMETRIA.pdfDocumento principal189,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID