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https://hdl.handle.net/1822/66109
Título: | Perceções de pais e profissionais de saúde dos apoios à parentalidade positiva. Um estudo das dimensões e determinantes das necessidades de apoio |
Outro(s) título(s): | Parents and health care professional’s perceptions on supporting positive parenting. Researching the dimensions and determinants of the support needs |
Autor(es): | Martins, Silvana Peixoto |
Orientador(es): | Almeida, Ana Maria Tomás de |
Palavras-chave: | Parentalidade positiva Perceções e necessidades de apoio à parentalidade Cuidados de saúde primários Determinantes da parentalidade positiva Positive parenting Perceptions and needs of parenting Support Primary health care Determinants of Positive Parenting |
Data: | 22-Jul-2019 |
Resumo(s): | É cada vez mais reconhecido o impacto das relações positivas entre pais e filhos no
desenvolvimento e bem-estar das crianças e na construção de um ambiente familiar saudável.
Consequentemente, várias perspetivas teóricas e recomendações internacionais salientam a
importância de apoiar os pais e desenvolver serviços e medidas de caráter universal promotores
de uma parentalidade positiva na comunidade onde vivem as famílias. A família, os pais e as
crianças têm necessidades muito específicas que importa conhecer, com vista a implementar
intervenções mais ajustadas às realidades familiares. Dos diferentes serviços de apoio à
comunidade, os Cuidados de Saúde Primários (CSP), cuja primordial missão se centra na
intervenção primária, reúnem um conjunto de características que os tornam mais próximos das
famílias. Dado o seu carácter universal e não estigmatizante os cuidados de saúde primários são
identificados como recursos importantes no apoio, prevenção e promoção da parentalidade
positiva. Com o intuito de explorar estas questões, estabelecemos como objetivos do presente
estudo: 1) conhecer as perceções dos pais e dos profissionais de saúde relativamente às
necessidades de apoio à parentalidade; 2) analisar a influência da ecologia familiar (caraterísticas
das figuras parentais, das crianças e do meio social) nas dimensões da parentalidade (Afeto e
reconhecimento, Envolvimento familiar, Comunicação e controlo do stress e Partilha de
atividades); 3) proceder ao estudo das qualidades psicométricas da Escala da Parentalidade
Positiva. A amostra de estudo reuniu 646 pais (N = 30 pais) e mães de crianças entre os 3 meses
e os 6 anos de idade e um grupo de 41 profissionais de saúde que integravam as unidades
funcionais de diferentes ACeS. As medidas aplicadas examinaram as perceções dos pais
relativamente ao exercício da parentalidade, ao apoio formal e informal e às características
temperamentais dos filhos. Complementámos estes dados com as perceções dos profissionais
acerca do tipo de iniciativas de apoio à parentalidade disponibilizadas nos seus locais de trabalho.
Os resultados corroboram as dimensões da Escala de Parentalidade Positiva (Suárez, Byrne, &
Rodrigo, 2016) e a sua validade e consistência psicométricas, sugerindo a utilidade da escala para
estudo das dimensões da parentalidade positiva e o seu potencial na avaliação de programas de
apoio psicoeducativo à parentalidade em Portugal. Neste sentido, foi possível estabelecer a relação
entre: as dimensões da parentalidade, as características de pais e crianças e os apoios ao exercício
da parentalidade. Os resultados mostram que a idade da criança, a idade e a escolaridade da mãe
e o local de residência das famílias são variáveis que condicionam o exercício positivo do papel
parental. Relativamente à análise dos apoios formal e informal revelou-se a existência de diferentes necessidades de apoio que incluem a promoção do ambiente familiar positivo (envolvimento
familiar nos cuidados, o afeto e reconhecimento, a comunicação e controlo do stress e partilha de
atividades). Para além disso, com as análises de regressão múltipla verificamos que a
parentalidade positiva é o resultado da interação entre as características da criança, da mãe e do
contexto corroborando os aspetos teóricos defendidos pelo Modelo da Ecologia Parental (Rodrigo,
Máiquez, Martín, & Rodríguez, 2015) e dos aspetos psicossociais que influem na qualidade dos
cuidados, educação e desenvolvimento da criança. Os resultados são discutidos tendo em conta
a sua importância na criação de medidas interventivas capazes de responder às necessidades
identificadas, melhorar os serviços oferecidos pelos CSP e promover o apoio à parentalidade na
perspetiva do universalismo progressivo. There is the increasing recognition that positive relationships between parents and their offsprings have an impact in children’s development and well-being, and to the promotion of a healthy family environment. As a consequence, several theoretical perspectives and international recommendations emphasize the importance of developing services and preventive measures which promote positive parenting in the community where families live. Families, parents and children have specific developmental needs which are important to identify, in order to implement the most effective services. Among the current community support services, Primary Health Care, whose predominant mission is centred on primary intervention, gather a set of characteristics which rends them nearer to families. Given the universal and non-stigmatizing character of the Public Health Care, it is crucial to gather evidence based on practices that will assist these services in supporting parents with the challenges they face with parenthood. Hence, the present research aimed at: 1) understanding the perceptions of both parents and health care professionals regarding supporting needs in positive parenting; 2) examining how familial ecology (characteristics of the parental figures, of children and context) influence the parenting dimension (affect and recognition, family involvement, communication and control of stress and sharing activities); 3) performing the study of the psychometric proprieties of the Positive Parenting Scale (Suárez, Byrne, & Rodrigo, 2016). The sample gathered 646 parents (n=30 fathers) and mothers of children aged between 3 months and 6 years old and a group of 41 professionals. Measures were obtained about their perspective on parenting, the informal and formal supports available and their children’s developmental characteristics. In addition, 41 health professionals working in different health centre and unites, provided their perceptions concerning the type of support available to parents. Findings provide evidence about the dimensions of the Positive Parenting Scale (Suárez, Byrne, & Rodrigo, 2016), its psychometric validity and consistency, suggesting the usefulness of this measure to the study of positive parenting and its potential for the assessment of psychoeducational parenting programs in Portugal. To this end, we further identify that children´s age, mother´s age and level of education and the local where family lives are variables that constrain the positive exercise of parental role. These challenges are reflected in the results obtained in the analysis of formal and non-formal supports, reflecting the existence of different needs that include preventive issues as promotion of positive family environment, daily care and elements which help parents in education and development of their children and the prevention of that may be related with socioeconomic vulnerability. In addition, it was verified that both, parents and health professionals share the perception that psychosocial aspects inherent to parenting are still poorly considered in the health context. Furthermore, the multiple regression analysis shows that positive parenting behaviours are related to the interaction between children and mother’s characteristics and the support available to families in their community, corroborating the Ecological Model of Parenting (Rodrigo, Máiquez, Martín, & Rodríguez, 2015). The results emphasize the importance of creating services capable of responding to the identified needs of the families in the community, to enhance the services offered by the Primary Health Care and provide support to parent’s in accordance to the progressive universalism perspective. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Área de Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66109 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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