Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66015

TítuloO jogo na aprendizagem da geometria na educação pré-escolar e no 4.º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Games and the learning of geometry in pre-school and 4th year of elementary school
Autor(es)Vieira, Tânia da Silva
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveComunicação
Geometria
Jogos
Raciocínio
Resolução de problemas
Communication
Games
Geometry
Problem solving
Reasoning
Data2019
Resumo(s)O presente estudo, focado no tópico “Jogos e Geometria”, procura compreender o impacto do jogo na aprendizagem da Geometria em crianças do Pré-escolar e do 4. º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, atendendo ao problema em estudo, procurei dar resposta às seguintes questões: 1) Como podem os jogos promover a aprendizagem da geometria em crianças do Pré-Escolar e do 4.º ano de escolaridade? 2) Que dificuldades manifestam estas crianças na aprendizagem da geometria, quando está envolvido o jogo? 3) Como pode o jogo promover o raciocínio matemático e a capacidade de resolver problemas destas crianças? 4) Como pode o jogo promover a comunicação matemática destas crianças? Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com contornos de investigação-ação. Quer no grupo do pré-escolar (N=25), quer no grupo do 1.º ciclo (N=17), aplicou-se um teste diagnóstico de competências (Teste 1), implementou-se um programa curto de intervenção, com seis sessões e por fim, um teste avaliativo de competências (Teste 2). A recolha de dados decorreu num ambiente natural e teve como principais instrumentos, os registos das observações diárias, gravações áudio, fotografias e produções das crianças no âmbito das atividades propostas. Com as crianças do pré-escolar foram apenas exploradas as formas geométricas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo. Ao longo das sessões, as crianças depararam-se com jogos que incluem a cooperação com o outro e a aprendizagem das quatro formas geométricas, de uma forma lúdica. Os resultados revelaram que a maioria das crianças conseguiu identificar e reconhecer as formas geométricas. No pré-escolar, a comunicação em matemática é fundamental para a organização do pensamento, nas verbalizações de dúvidas e na troca de ideias e opiniões. Verificaram-se algumas dificuldades na comunicação matemática e na organização do pensamento. Também se verificou um aumento de entreajuda e cooperação nas crianças. Com as crianças do 1.º Ciclo foram explorados os conteúdos da Geometria estipulados no Programa para o 4.º ano de escolaridade, como por exemplo, identificação de posições de retas, ângulos, sólidos geométricos e polígonos. Ao longo das sessões, as crianças aprenderam os conteúdos da Geometria através de jogos tradicionais adaptados e jogos estratégicos. Os resultados obtidos no 4.º ano de escolaridade permitiram concluir que estes alunos tinham pouco espírito de equipa e constrangimentos ao nível de comunicação e raciocínio matemático, que foram dissipando aos poucos, com a implementação de jogos nas intervenções. De um modo geral, este estudo permitiu que ambos os grupos desenvolvessem o pensamento geométrico e adquirissem novos conhecimentos com recurso a jogos.
The present study, focused on the topic "Games and Geometry", seeks to understand the impact of the game on the learning of geometry in pre-school children and children from 4th grade of an elementary school. Thus, given the problem under study, I sought to answer the following questions: 1) How can the games promote the learning of geometry in pre-school children and on the 4th year of elementary school? 2) What difficulties manifest these children in the learning of geometry when the game is involved? 3) How can the game promote mathematical reasoning and the ability to solve these children's problems? 4) How can the game promote the mathematical communication of these children? We opted for a qualitative research methodology with contours of actionresearch. In the pre-school group (n =25), in the group of the elementary school (n =17), a diagnostic test of competencies was applied (test 1), a short intervention program, with six sessions and finally, an evaluative test of competencies (test 2). Data collection took place in a natural environment and had as main instruments, records of daily observations, audio recordings, photographs and productions of children in the context of proposed activities. With the pre-school children were only explored the geometric shapes: square, rectangle, triangle and circle. Throughout the sessions, the children came across games that include cooperation with each other and learning the four geometric shapes in a playful way. The results revealed that most children were able to identify and recognize geometric forms. In preschool, communication in mathematics is fundamental for the organization of thought, in the verbalizations of doubts and in the exchange of ideas and opinions. Some difficulties were observed in the mathematical communication and in the organization of thought. There was also an increase in mutual assistance and cooperation in children. The contents of the geometry stipulated in the program for the 4th grade of elementary school, such as the identification of positions of lines, angles, geometric solids and polygons, were explored with the children of the elementary school. Throughout the sessions, the children learned the contents of geometry through adapted traditional games and strategic games. The results obtained in the 4th grade of schooling allowed us to conclude that these students had little spirit of teamwork and constraints on the level of communication and mathematical reasoning, which were gradually dissipating, with the implementation of games in Interventions. In general, this study allowed both groups to develop geometric thinking and acquire new knowledge with the use of games.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66015
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tânia da Silva Vieira.pdf3,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID