Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65499
Título: | Promoção de competências sociais e emocionais em meio escolar: implementação e avaliação do impacto de um projeto de intervenção |
Outro(s) título(s): | Promotion of social and emotional school skills: implementation and impact assessment of a project intervention |
Autor(es): | Anjo, Susana Maria Adelaide Moreira |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Aprendizagem social e emocional Educação para a saúde Meditação Saúde escolar Saúde mental Health education Meditation Mental health School health Social and emotional learning |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este trabalho insere-se no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização
Educação para a Saúde e centra-se na implementação e avaliação do impacto de um Projeto de
Competências Sociais e Emocionais. Este projeto foi aplicado em contexto escolar, a cem alunos
do quarto ano do Ensino Básico, tendo por fim a obtenção de evidência empírica acerca dos
seus benefícios na regulação emocional e na criação de um clima positivo na escola e,
simultaneamente, sensibilizar os profissionais da saúde e da educação para a importância dos
programas de aprendizagem social e emocional.
O projeto, assente numa metodologia de investigação-ação, teve os seguintes objetivos:
a) aprofundar os conhecimentos relativos à importância da literacia emocional no
desenvolvimento das crianças; b) conceber um projeto de promoção de competências sociais e
emocionais em meio escolar; c) aplicar o projeto de promoção de competências sociais e
emocionais em meio escolar e d) avaliar o projeto.
Assim, foram dinamizadas oito sessões, com recurso a variadas estratégias. Destaca-se
como elemento inovador a inclusão de práticas meditativas e de foco de atenção. Para fins de
recolha de informação e avaliação do impacto do projeto, foram aplicados questionários de
satisfação a professores e alunos.
Os resultados obtidos demonstraram que a implementação do projeto teve uma elevada
recetividade por parte dos participantes (alunos e professores), o que demonstra que os
professores valorizaram e foram sensíveis aos benefícios da aprendizagem social e emocional e
da meditação em meio escolar. This work is part of the Master in Education, Health Education specialization area and focuses on the implementation and impact assessment of a Social and Emotional Skills Project. This project was applied in a school context to one hundred fourth graders of primary school, with the aim of obtaining empirical evidence about its benefits in emotional regulation and the creation of a positive climate in the school and, at the same time, sensitize health and education professionals to the importance of social and emotional learning programs. The project, based on an action research methodology, had the following objectives: a) to deepen the knowledge regarding the importance of emotional literacy in the development of children; b) conceive a project to promote social and emotional skills in the school environment; c) apply the project to promote social and emotional skills in the school environment; and d) evaluate the project. Thus, a total of eight sessions were held, using various strategies. Amongst these, it is worth highlighting as an innovative element the inclusion of meditative practices and focus of attention. For information gathering and project impact assessment, satisfaction questionnaires were applied to teachers and students. The results showed that the project implementation had a high receptivity on the part of the participants (students and teachers), which shows that the teachers valued and were sensitive to the benefits of social and emotional learning and meditation in the school environment. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação para a Saúde) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65499 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Susana Maria Adelaide Moreira Anjo.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons