Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65499

TítuloPromoção de competências sociais e emocionais em meio escolar: implementação e avaliação do impacto de um projeto de intervenção
Outro(s) título(s)Promotion of social and emotional school skills: implementation and impact assessment of a project intervention
Autor(es)Anjo, Susana Maria Adelaide Moreira
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveAprendizagem social e emocional
Educação para a saúde
Meditação
Saúde escolar
Saúde mental
Health education
Meditation
Mental health
School health
Social and emotional learning
Data2019
Resumo(s)Este trabalho insere-se no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização Educação para a Saúde e centra-se na implementação e avaliação do impacto de um Projeto de Competências Sociais e Emocionais. Este projeto foi aplicado em contexto escolar, a cem alunos do quarto ano do Ensino Básico, tendo por fim a obtenção de evidência empírica acerca dos seus benefícios na regulação emocional e na criação de um clima positivo na escola e, simultaneamente, sensibilizar os profissionais da saúde e da educação para a importância dos programas de aprendizagem social e emocional. O projeto, assente numa metodologia de investigação-ação, teve os seguintes objetivos: a) aprofundar os conhecimentos relativos à importância da literacia emocional no desenvolvimento das crianças; b) conceber um projeto de promoção de competências sociais e emocionais em meio escolar; c) aplicar o projeto de promoção de competências sociais e emocionais em meio escolar e d) avaliar o projeto. Assim, foram dinamizadas oito sessões, com recurso a variadas estratégias. Destaca-se como elemento inovador a inclusão de práticas meditativas e de foco de atenção. Para fins de recolha de informação e avaliação do impacto do projeto, foram aplicados questionários de satisfação a professores e alunos. Os resultados obtidos demonstraram que a implementação do projeto teve uma elevada recetividade por parte dos participantes (alunos e professores), o que demonstra que os professores valorizaram e foram sensíveis aos benefícios da aprendizagem social e emocional e da meditação em meio escolar.
This work is part of the Master in Education, Health Education specialization area and focuses on the implementation and impact assessment of a Social and Emotional Skills Project. This project was applied in a school context to one hundred fourth graders of primary school, with the aim of obtaining empirical evidence about its benefits in emotional regulation and the creation of a positive climate in the school and, at the same time, sensitize health and education professionals to the importance of social and emotional learning programs. The project, based on an action research methodology, had the following objectives: a) to deepen the knowledge regarding the importance of emotional literacy in the development of children; b) conceive a project to promote social and emotional skills in the school environment; c) apply the project to promote social and emotional skills in the school environment; and d) evaluate the project. Thus, a total of eight sessions were held, using various strategies. Amongst these, it is worth highlighting as an innovative element the inclusion of meditative practices and focus of attention. For information gathering and project impact assessment, satisfaction questionnaires were applied to teachers and students. The results showed that the project implementation had a high receptivity on the part of the participants (students and teachers), which shows that the teachers valued and were sensitive to the benefits of social and emotional learning and meditation in the school environment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65499
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Maria Adelaide Moreira Anjo.pdfDissertação de Mestrado3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID