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dc.contributor.advisorLima Rodrigues, Lúciapor
dc.contributor.authorNissola, Simone Martinspor
dc.date.accessioned2020-05-08T08:20:18Z-
dc.date.available2020-05-08T08:20:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65278-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Contabilidadepor
dc.description.abstractA implementação de normas internacionais de contabilidade no setor público (IPSAS) é um tema recente e que apresenta diversos desafios para os países que implementaram ou estão em fase de implementação. Dentre todos os aspectos que este processo engloba, a atuação do profissional de contabilidade é de suma importância para que as novas normas sejam aplicadas e permitam que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados. Nessa perspectiva, este estudo permitiu analisar, sob a ótica dos profissionais preparadores da informação financeira de instituições públicas de ensino superior, de que maneira a implementação das IPSAS está a ser aplicada em dois cenários nacionais, Brasil e Portugal. Utilizando o modelo teórico da percepção dos stakeholders em relação a um novo sistema de relato financeiro, proposto por Fontes, Rodrigues, & Craig (2016), foi possível perceber como estes profissionais visualizam o processo de convergência com as IPSAS e quais aspectos influenciaram negativamente as percepções. Como complemento, e utilizando a corrente sociológica da teoria institucional, sob a ótica dos mesmos profissionais, buscou-se saber que tipos de pressões institucionais foram mais sentidas no processo de mudança. Através de uma metodologia de investigação qualitativa, verificou-se que houve muita similaridade na percepção dos profissionais a respeito da implementação das IPSAS nos dois países. Os aspectos que mais influenciaram negativamente a opinião dos preparadores relacionam-se com os fatores técnicos (complexidade do novo normativo e os custos imputados no processo de implementação) e com os fatores do próprio processo de mudança (comunicação, condução, prazos definidos e legitimidade legal do processo). Além disso, os profissionais percebem a institucionalização da implementação das IPSAS como sendo um fenômeno ambiental coercitivo, cujas pressões advêm de organismos do governo e superiores dos quais as entidades dependem ou dividem o campo organizacional.por
dc.description.abstractThe implementation of international accounting standards in the public sector (IPSAS) is a recent topic and sets out several challenges for countries that have implemented or are at the implementation stage. Among all aspects included in this process, performance of the professional accounting critical so that the new standards are applied and goals established are achieved. In this perspective, this study analyzed, from the view of professionals who prepare financial information for public sector higher education entities, how the implementation of IPSAS is applied in two national scenarios: Brazil and Portugal. Using a theoretical model of stakeholder perceptions on a new financial reporting system, proposed by Fontes, Rodrigues and Craig (2016), it was possible to perceive how these professionals view the convergence process at IPSAS and which aspects negatively influence perceptions. As a complement, using new institutional sociology, this study aimed to understand which institutional pressures were perceived by accounting professionals. Through a qualitative research methodology, it was found that there was a lot of similarity in the perception of accounting professionals with respect to the implementation of IPSAS, in these two countries. The aspects that most negatively affected the opinion of the preparers are related to technical factors (complexity of the new regulation and imputed costs in the change process) and to change process factors (communication, conduct, deadlines and legal legitimacy of the process). In addition, accounting professionals perceive the institutionalization of IPSAS implementation as being a coercive environmental phenomenon, pressures arise from government bodies of which the entities are dependent or that share the same organization field.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectContabilidade públicapor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectIPSASpor
dc.subjectNova sociologia institucionalpor
dc.subjectPercepção dos stakeholderspor
dc.subjectHigher education institutionspor
dc.subjectNew institutional sociologypor
dc.subjectPublic accountingpor
dc.subjectStakeholder’s perceptionspor
dc.titleA percepção dos profissionais de contabilidade frente à implementação das normas internacionais de contabilidade: os casos das entidades públicas de ensino superior do Brasil e de Portugalpor
dc.title.alternativeThe perception of accounting professionals before the internacional public sector accounting standards: the cases of public sector higher entities in Brazil and Portugalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202451739por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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