Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65238

Título“O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
Outro(s) título(s)“The role of culture in the company’s internationalization: the case of Safe Feet Company”
Autor(es)Rodrigues, José Pedro Pinto
Orientador(es)Antunes, Sandrina
Palavras-chaveComunicação
Cultura
Negócio internacionais
Richard Lewis
Communication
Culture
International business
Data2020
Resumo(s)Após anos de grande faturação e crescimento, o mercado português do calçado entrou em declínio e as empresas viram no mercado internacional uma saída para a crise. Porém, sendo o mercado internacional um mercado diferente do nacional na medida em que a cultura interfere diretamente no modo de fazer negócios, será relevante perceber se uma empresa portuguesa acomoda o papel da cultura na elaboração da sua estratégia de internacionalização. Partindo de um estudo de caso, e aplicando a tipologia de culturas definida por Richard Lewis (2006), esta tese procurou perceber se a empresa Safe Feet (Braga) atende ao modo diverso como a comunicação deverá ser pensada e implementada na sua relação com os clientes internacionais. Para o efeito, esta tese optou por uma metodologia de tipo qualitativo, procedendo à auscultação dos responsáveis pela internacionalização da empresa mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Após a recolha e análise dos dados obtidos, foi-nos possível concluir que apesar da empresa Safe Feet desconhecer o modelo de Richard Lewis, a estratégia comunicacional da empresa corrobora os ensinamentos do autor. Esta sintonia acontece fruto da experiência acumulada ao longo dos anos, pelo que confirmamos que a cultura desempenha um papel fundamental na forma como a empresa aborda e dialoga com os seus clientes internacionais.
After years of profit and growth, the Portuguese footwear market has declined, and companies have resorted to the international market to overcome the crisis. However, since the international market differs from the national one, in the sense that culture impacts on the many ways communication should be addressed, this research tackles the role of culture in the internationalization strategy of Portuguese companies. In other words, having in mind the prominent role of culture in international businesses and the little attention devoted to this topic in Portuguese literature, this research seeks to understand if Portuguese companies accommodate the role of culture in their internationalization strategy. Drawing on the contribution of Richard Lewis (2006) and on a qualitative research, this thesis investigates if the Portuguese Safe Feet Company (Braga) meets the diverse ways in which communication should be planned on the multicultural international arena. Based on the data collected by means of semi-structured interviews, we were able to conclude that, although the company is not aware of Richard Lewis’ main assumptions, the company’s international practice matches the author’s main arguments. Overall, we were able to conclude that culture plays a key role in the international strategy of the company, even if it is predominantly based on intuition and experience.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65238
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE+JOSE_+PEDRO+versa_o+final+2.pdf704,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID