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dc.contributor.authorDuarte Melo, Anapor
dc.date.accessioned2020-04-23T11:31:42Z-
dc.date.available2020-04-23T11:31:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-8600-14-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65034-
dc.description.abstractEste artigo foca a participação do prosumidor - enquanto produtor e consumidor-cidadão – na publicidade e as suas implicações na construção dos conteúdo e dos públicos publicitários, formatando a indústria, produtos e perfis de consumo e a ecologia dos meios de comunicação. Com base na definição de prosumidor de Alvin Toffler, a dupla condição do indivíduo como produtor e consumidor, e sua designação da chamada economia invisível, analisaremos como a indústria da publicidade enfrenta os desafios colocados por esta participação, incorporando contribuições de prosumidores, como fonte de capital criativo e ferramentas operacionais. Além disso, discutiremos como a interação entre prosumidores e média, especialmente a publicidade, denota um empowerment paradoxal: os prosumidores co-criadores conquistam a sua própria voz na esfera pública, influenciando o conteúdo e ganhando poder de edição sobre a sua substância; mas porque são também são consumidores dos média, isto é, audiência, os prosumidores constroem valor mediático para a publicidade tornando-se parte dos produtos destinados ao consumo. Refletindo além da co-criação sobre a participação below-the-line, menos visível, enuncia-se ainda seu o potencial de cidadania, como meio de construir e influenciar a paisagem quotidiana.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProsumerpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectConsumidor-cidadãopor
dc.subjectCo-criaçãopor
dc.subjectEcologia mediáticapor
dc.titleThe hidden prosumer: consumer-citizens participation in the invisible economy of advertisingpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/162por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage87por
oaire.citationEndPage99por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationComunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. Relatório de um debatepor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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