Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65024

TítuloO erro como meio de ensino-aprendizagem dos alunos
Outro(s) título(s)Error as a teaching-learning environment for students
Autor(es)Sousa, Sandra Marques Vieira
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAprendizagem
Erro
Inteligência emocional
Emotional intelligence
Error
Learning
Data2019
Resumo(s)Num futuro próximo, o plurilinguismo será a realidade de muitos jovens. Os programas de promoção do ensino-aprendizagem das línguas envolvem cada vez mais alunos e professores para além-fronteiras. Por isso, ambos devem ser capazes de gerir o erro a seu favor, utilizando-o como meio de ensino-aprendizagem. Em Portugal, o ensino de uma língua estrangeira, passou a ser obrigatório no Primeiro Ciclo. Neste contexto, o erro ainda é encarado como algo negativo e/ou punido, que afasta muitos alunos da aprendizagem a longo prazo. Partindo de uma revisão da literatura sobre aprendizagem, erro e inteligência emocional, sugere-se um projeto que responda à questão: Em que medida crenças e a abordagem dos professores ao erro podem interferir na aprendizagem de uma língua estrangeira? Participam 100 professores de Inglês do 7º ano e respetivos alunos, de escolas públicas da Comunidade Intermunicipal do Ave. Será aplicado um questionário on-line aos professores sobre crenças e estratégias face ao erro, realizada uma oficina de formação sobre o tema, com aplicação de conhecimentos em sala de aula numa unidade temática, seguida de recolha de informação sobre resultados escolares dos alunos, e opiniões dos professores sobre o erro. Analisa-se o impacto da abordagem ao erro na aprendizagem dos alunos.
In a near future, Plurilinguism will be reality for many adolescents. Promotion on language teaching and learning programmes involve increasingly students and teachers beyond borders. Consequently, both need to be able to manage the error in their favour, using it as a teaching-learning environment. In Portugal, the teaching of a foreign language became mandatory for the first cycle of studies. In this context, the error is still looked as something negative and/or punished, which leads to student’s disinvestment in a long-term learning. Starting from a review of literature on emotional intelligence; error and learning, a project is suggested that answers to the question: In what extent can teachers’ convictions and approach on error interfere in the learning of a foreign language? Participate 100 English teachers of the 7th grade and their students, of public schools in the Intermunicipal Ave Community. An on-line questionnaire will be used with teachers on their beliefs and strategies towards the error, training workshop about the theme, with the appliance of the skills in the classroom during a thematic unit, followed by information collection on students’ educational outcomes and teachers’ opinion about error. The impact of the approach to error in the students learning is analysed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65024
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_MTPE-PG36137.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID