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https://hdl.handle.net/1822/64926
Título: | Análise de sistemas de medição pela técnica Gage R&R: estudo de caso na Bosch Car Multimedia |
Autor(es): | Lopes, Hugo Miguel Ribeiro |
Orientador(es): | Sampaio, Paulo |
Palavras-chave: | Ferramentas da qualidade Análise ao sistema de medição Atributos Quality tools Measurement system analysis Attributes |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Atualmente as empresas do sector automóvel têm de estar preparadas para garantir a satisfação dos seus clientes, caso contrário acabam por ser ultrapassadas e perder os melhores projetos para os concorrentes. Os clientes estão cada vez mais exigentes com o intuito de adquirir produtos diferenciados e de qualidade.
A industria automóvel e a sua evolução extraordinária ao longo dos últimos anos só foi possível através das metodologias de melhoria contínua e procura pela perfeição na produtividade e qualidade das empresas.
O presente projeto de dissertação realizou-se na empresa Bosch Car Multimedia e teve como objetivo responder a uma exigência de um cliente estratégico da empresa. Os clientes do sector automóvel cada vez mais precisam garantias de qualidade em relação aos seus produtos. Um dos requisitos mais importantes a par da funcionalidade é a própria cosmética do produto. Estamos num mundo em que as máquinas começam a substituir as pessoas em muitos postos de trabalho, porém na área da cosmética, o poder de decisão do Homem continua a ser muito importante.
Durante este projeto foram usadas algumas ferramentas da qualidade que permitiram conhecer os problemas mais frequentes e chegar a algumas das causas, o que permitiu algumas melhorias no processo com o intuito de diminuir a ocorrência dos mesmos.
Para verificar a capacidade do sistema de medição subjetivo dos colaboradores da linha foi realizada uma análise ao sistema de medição. Uma análise que permitiu estudar a variabilidade das decisões dos colaboradores que avaliam um produto cosmeticamente.
Verificou-se que o sistema de medição no geral era aceitável, contudo havia melhorias a ter em conta com três colaboradores. Automotive companies today have to be prepared to ensure customer satisfaction or they will eventually be outdone and lose the best customers to competitors. Customers are increasingly demanding in order to purchase differentiated and quality products. The automotive industry and its extraordinary evolution over the last few years has only been possible through continuous improvement methodologies and striving for perfection in the productivity and quality of companies. This dissertation project was held at Bosch Car Multimedia and aimed to meet a requirement of a strategic customer of the company. Customers increasingly need more quality assurance for their products, the most important requirements beside functionality is the product's cosmetics. We are in a world where machines are beginning to replace people in many tasks, but in the area of cosmetics, the decision-making power of man remains very important. During this project, some quality tools were used to meet the most frequent problems and to reach some of the causes, which allowed some improvements in the process in order to reduce their occurrence. To verify the capacity of the line employees' subjective measurement system, an measurement system analysis was performed. An analysis that allowed Bosch to study the variability of the decisions of employees who evaluate cosmetically the product. The overall measurement system was found to be acceptable, but there were improvements to be taken into account with three employees. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64926 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_Hugo_Miguel_Ribeiro_Lopes_A58317_MIEGI.pdf | 4,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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