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TítuloA apropriação das tecnologias da informação e da comunicação na sociedade portuguesa
Outro(s) título(s)The apropriation of information and communication technologies in the Portuguese society
Autor(es)Nunes, Flávio
Palavras-chaveSociedade da informação
Portugal
Empresas
Famílias
Administração pública
Information society
Firms
Families
Public administration
Data2004
RevistaScripta Nova
CitaçãoNunes, Flávio (2004). A apropriação das tecnologias da informação e da comunicação na sociedade portuguesa. GeoCrítica - Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, vol. VIII, nº 170(40), pp. 441-452.
Resumo(s)Este artigo pretende constituir uma reflexão acerca do modo como tem evoluído, no decorrer dos últimos anos, a apropriação e o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na seio da sociedade portuguesa. Em relação ao uso e apropriação pelos organismos da administração pública e pelas empresas, procurar-se-á apresentar as principais mudanças organizacionais induzidas pelas TIC, bem como o tipo de conteúdos e serviços disponibilizados nos websites criados, assim como as principais barreiras e dificuldades sentidas na adopção destas tecnologias. No que concerne à utilização das TIC pelas famílias e pelos indíviduos, a avaliação consistirá no conhecimento do perfil tipo dos seus utilizadores, da frequência, locais e motivos principais de utilização da Internet, bem como o modo e os motivos pelos quais os portugueses recorrem ao comércio electrónico.
Nowadays telecommunications are gradually becoming the central infrastructure tying together our society, but in what concrete ways are the progressive digitalization of services/information transforming and readjusting institutions practices and citizens behaviors and attitudes? To answer this question, this paper intends to discuss about the evolving way of the use and appropriation of information and communication technologies (ICT’s) in Portuguese society. With reference to the use and appropriation of ICT’s by public administration (central and local institutions) and firms, we will try to present how these technologies have been promoting organizational changes, as well as a qualitative evaluation about the contents and online services provided by their websites. Concerning families and citizens, our evaluation will be focusing in discovering the profile of ICT users, frequency, places and main motives to use internet and email.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64914
e-ISSN1138-9788
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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